​Parceria de Câmara e OAB de Franca chega ao fim com 800 atendimentos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de junho de 2020 às 21:44
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:50
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dos 800 atendimentos realizados pelos advogados, 710 deles foram por meio de agendamento prévio

Após duas semanas de atendimento à população, a parceria entre a Câmara Municipal e a OAB-Franca (Ordem dos Advogados do Brasil) chegou ao fim na tarde de quarta-feira (10). 

O objetivo da iniciativa foi auxiliar os munícipes com dificuldades para solicitar o auxílio emergencial do governo federal. Ao todo, foram realizados 800 atendimentos. Destes, 710 foram por meio de agendamento prévio. 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Palamoni (PSD), comemorou o sucesso do projeto:

“Agradecemos os 45 advogados voluntários que estiveram aqui neste período. Essa iniciativa partiu do advogado Acir de Matos Gomes e atendemos prontamente, disponibilizando a infraestrutura, como o espaço e o wifi, juntamente com as telefonistas, que fizeram o agendamento dos munícipes”.

Ele disse que o trabalho foi encerrado com números satisfatórios e que a Câmara Municipal está sempre disponível para parcerias como essa.

A secretária Geral Adjunta da OAB, Luiza Gomes Gouvêa Miranda, que coordenou os trabalhos, aproveitou para explicar a discrepância entre o número de atendimentos e agendamentos:

“Todos os dias surgiram pessoas que não haviam marcado horário, mas conseguimos atender todas elas. Ficamos satisfeitos com o resultado, achamos que é um bom número e que conseguimos auxiliar a população”.

Disse que os atendimentos foram encerrados porque a procura diminuiu. Na tarde deste dia 10 já não havia agendamentos. 

“Abrimos as portas mesmo assim, e surgiram três pessoas que não haviam marcado horário e pudemos auxiliá-las. A gente entende que isso acontece porque agora a população já se cadastrou”, disse ela. 

Luiza comenta que a análise do governo federal para os pedidos de auxílio emergencial está demorando muito em diversos casos, e a OAB está orientando os cidadãos prejudicados a entrar com ações judiciais para requerer o benefício.

Ela ainda agradeceu à Câmara Municipal de Franca e aos seus vereadores e servidores, pela ajuda prestada:

“Se não fosse essa estrutura dada, não teríamos conseguido fazer os atendimentos. Se não fosse a organização e o comprometimento de todos, não teria dado certo. Foi uma parceria de sucesso e um ato solidário. Esperamos que todos que foram atendidos consigam resolver seus casos”. 

O PROJETO

O auxílio emergencial é um benefício financeiro destinado aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados, e tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. 

Contudo, parte da população tem tido dificuldades para conseguir o benefício. Desta forma, a parceria entre a Câmara e a OAB visava ajudar as pessoas que possuem direito ao auxílio emergencial a baixar os aplicativos e preencher corretamente os dados.

A Casa de Leis francana concedeu o espaço, a segurança e a rede wifi, enquanto a OAB forneceu os advogados voluntários, os quais prestaram os esclarecimentos à população. 

A Câmara também disponibilizou álcool em gel e demais itens de higiene para garantir a segurança de todos os presentes.

Vinte pessoas foram recebidas a cada quarenta minutos, com intervalo de vinte minutos para desinfecção do espaço utilizado.

Para o atendimento, o munícipe precisava estar portando máscara e seguir todas as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde), como o distanciamento mínimo de três metros entre cada pessoa.


+ Justiça