“Paradinha” para mexer em celular atrapalha o trânsito e pode dar multa

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 7 de dezembro de 2017 às 06:12
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Motoristas e até motoqueiros aproveitam sinal vermelho para ler e mandar mensagens

parados nos semáforos, no sinal vermelho, para ler e enviar recados em seus aparelhos móveis.

A nova e perigosa técnica para mexer no celular enquanto se dirige, além de causar irritação nos motoristas que têm de ficar atrás, esperando, ocasiona perigo em razão da desatenção do condutor e poder gerar multa – a mesma que se for flagrado falando ao celular enquanto se dirige.

A postura é padrão, ficando o motorista com a cabeça curvada para baixo, olhando no celular, e longe da melindrosa realidade do trânsito. O sinal vermelho, obviamente, fica verde sem que ele nem repare na maioria das vezes e a volta à realidade acontece após alguém buzinar ou xingar.

Em uma volta pela cidade, a reportagem do Jornal da Franca constatou que tal fato, já alvo de outras matérias, sendo a última em abril, continua ganhando força, segundo contam os próprios policiais militares.

“A gente chega a parar do lado da pessoa e a distração é tanta que nem nota. Normalmente, aciono a sirene para ela despertar. Mando encostar e aplico a devida multa, porque isso é um verdadeiro absurdo”, disse um PM, que não quis ter o nome divulgado. “Já vimos até motoqueiro parado no sinal e mexendo no celular”, acrescentou.

A lei veda o manuseio do celular durante a atividade de dirigir, seja para telefonar, mandar mensagens ou até ouvir música. Não veda uma ou outra função, mas restringe totalmente o uso. 

E fica o aviso: quem for flagrado fazendo a “paradinha” no semáforo, terá de pagar uma multa de R$ 293, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, uma vez que a infração é considerada gravíssima pelo Código de Trânsito do Brasil. O aconselhável é que se faça o certo e pare o veículo para utilizar o aparelho em segurança.


+ Trânsito