Pandemia: seis em cada dez brasileiros relatam aumento nas contas

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 13 de julho de 2020 às 11:55
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudo realizado pela Ipsos ouviu 18 mil pessoas de 26 países, sendo mil delas no Brasil

Seis de cada dez brasileiros afirmaram que os gastos com alimentos, produtos e serviços para si e suas famílias cresceram desde o início da pandemia da Covid-19. O resultado é de uma pesquisa realizada pela Ipsos com 18 mil pessoas, de 26 países, sendo mil do Brasil. 

Enquanto 60% dos entrevistados relataram que a pandemia fez crescer os custos em casa, 12% disseram que os gastos diminuíram, e 25% não sentiram diferença alguma nas contas no fim do mês. Os dados são relacionados ao Brasil.

Na percepção dos entrevistados brasileiros, as compras de mercado — alimentação e produtos de limpeza — são as que mais alavancaram a alta nos custos durante a pandemia: 65% disseram ter tido gastos maiores nesses itens. Para 29%, esses custos permaneceram iguais, e, para apenas 6%, eles diminuíram.

Os custos fixos, como serviços de água, energia e gás, também estão entre os que mais cresceram, na opinião dos participantes do Brasil. Para 46% dos questionados, houve aumento nessas contas; 45% disseram estar iguais; e 9% tiveram diminuição nos gastos.


+ Economia