Pai adapta bicicleta e pedala 40 km para que filha não deixe de estudar

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 22 de fevereiro de 2020 às 02:33
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Este pai fez de tudo para não deixar sua filha sem estudar. Até mesmo pedalar 40km por dia

A filha de Juracir Faustino de Souza, morador de São Carlos (SP), precisaria ter pelo menos 6 anos para usar o transporte escolar. 

Como a menina tem três, Souza teve que adaptar uma bicicleta e pedalar 40 quilômetros diariamente para levar e buscar a criança da zona rural até a escola para que ela possa estudar.

Souza conta que um ônibus que leva as crianças da zona rural para escola passa próximo a residência dele. 

“Não sei o motivo já que o ônibus passa na porta, pega meu sobrinho, mas não pega ela. Eles alegam que não podem levá-la porque ela ainda não tem quatro anos, a diferença é de cinco meses apenas”, disse.

A criança até poderia usar o ônibus, mas desde que acompanhada por um responsável, uma opção que se mostrou inviável para Juraci. “Teria que fazer um sacrifício, que é o de ficar o dia todinho com fome na porta do colégio, aí quando ela saísse vir embora junto”.

O trajeto começa antes do sol nascer, às 5h20, e dura uma hora e meia, passando por estrada de terra, rodovia e trânsito urbano. Depois de deixar a filha escola, o pai volta para casa e faz novamente o trajeto no final da aula para buscar a filha.

Desempregado, Souza disse que fará o percurso até a filha conseguir uma vaga no ônibus. “Não dá certo uma criança fora da escola, se não der certo [o ônibus] eu continuo trazendo ela todo santo dia. Tem que ter a escola para criança”.

A bicicleta é adaptada com uma cortina de banheiro e uma cadeirinha para a criança. 

“Eu peguei umas madeirinhas da reciclagem e eu tinha essa cortina em casa, aproveitei para poder proteger minha filha. Sem ônibus, eu tenho que me virar do jeito que posso, estou seguindo em frente e vamos ver no que vai dar”, explica o pai.

A história viralizou nas redes sociais após ser divulgada em um grupo do Facebook pela mãe de um colega de sala da criança. 

A publicação alcançou mais de 2 mil visualizações. Em entrevista à “EPTV”, o secretário de Educação, Nino Megatti, afirmou que a pequena Maria Vitória teria quer ser acompanhada por um responsável até a escola se quisesse estudar. 

“Nós não podemos permitir que crianças com menos de 6 anos viagem desacompanhadas por questões que esses ônibus não têm cadeirinha. É um risco para a criança e a família”, declarou.

O secretário lembrou ainda que existem outras crianças na mesma situação: 

“Em nenhum momento a Secretaria deixou de acompanhar o caso ou prestar assistência, o empenho nosso foi para resolver, mas isso não há como mudar, não posso abrir uma exceção. 

“Há milhares de pessoas desempregadas e nem por isso deixam de acompanhar seus filhos”.

Com informações do G1 / Imagens: Reprodução/EPTV


+ Educação