Padres e Diáconos de Franca participarão de projeto missionário no Piauí

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de outubro de 2019 às 01:56
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:56
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Viagem atende a um pedido do Papa Francisco para a vivência de um mês missionário extraordinário

Diocese de Bom Jesus, no Piauí

​Dois padres e quatro diáconos transitórios da Diocese de Franca embarcarão nesta semana para um projeto missionário na Diocese de Bom Jesus, no Piauí. A viagem atende a um pedido do Papa Francisco para a vivência de um mês missionário extraordinário. No destino, o grupo religioso participará de uma intensa programação e dará formações nas áreas de liturgia, dízimo e administração paroquial.

A cidade de Bom Jesus tem 23,8 mil habitantes e fica localizada na região dos cerrados piauienses, distante 635 quilômetros da capital Teresina. De Franca, são praticamente 1,7 mil quilômetros e quase 22 horas de viagem de carro.

Segundo o assessor do Comidi (Conselho Missionário Diocesano) da Diocese de Franca, diácono Fabiano, um encontro de formação foi organizado pela Diocese de Bom Jesus para os dias 26 e 27 de outubro e os missionários de Franca serão os assessores responsáveis pelas formações. Elas ocorrerão por meio de módulos simultâneos, em pontos distintos da cidade de Bom Jesus e contarão com participação de 150 pessoas entre religiosos, padres e líderes paroquiais. A capacitação começará no dia 26 (sábado) pela manhã. No mesmo dia, à noite, na Praça da Catedral do município haverá uma apresentação resumida das explanações. A programação continua no dia 27 (domingo) e termina com uma missa presidida pelo bispo da Diocese de Bom Jesus, Dom Marcos Tavoni. Foi o bispo do Piauí que tomou a iniciativa de promover a formação e fez o pedido ao bispo de Franca.

Durante o evento, os participantes e os missionários serão acolhidos em escolas da cidade e também em casas de famílias católicas do município piauiense.

A ida dos missionários de Franca para o Piauí faz parte do Projeto “Igrejas Irmãs”, criado pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que motiva as dioceses com mais recursos a ajudar as menos favorecidas. O projeto inclusive já acontece entre as duas dioceses há alguns anos e prevê novos encontros em 2020.


+ Religião