OUVIDO ABSOLUTO

  • Fofocas Musicais
  • Publicado em 5 de janeiro de 2019 às 00:00
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:23
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Feliz 201!

Amigos, selecionei um material sobre Ouvido Absoluto para que possamos entender um pouco mais sobre isso.

Seguem alguns deles e tem muito mais para ser pesquisado. Aventurem-se!

Cérebro de músico é bem especial
Lobo temporal é o nome da região do córtex cerebral onde são processados os sinais sonoros. “Deduzo que a habilidade de produzir música também deve estar lá”, afirma o neurologista alemão Helmut Steinmetz, um dos pesquisadores da Universidade Henrich Heine, de Düsseldorf, Alemanha, responsáveis pela descoberta de que os músicos têm o lobo temporal esquerdo maior que o dos outros indivíduos.
Steinmetz e seu parceiro Gottfried Schlaug compararam, em exames de ressonância magnética, o cérebro de trinta músicos – onze com ouvido absoluto e dezenove sem – com os de outros trinta indivíduos. Em todos, o lobo temporal esquerdo é um pouco maior que o direito, mas essa diferença chega a ser duas vezes maior entre os músicos e maior ainda entre os portadores de ouvido absoluto.
Para o neurologista Robert Zatorre, do Instituto Neurológico de Montreal, no Canadá, essa constatação torna-se ainda mais surpreendente se considerarmos que o lado esquerdo do cérebro é associado a funções verbais e analíticas e o lado direito à intuição e às artes. Se os músicos têm o lobo temporal esquerdo maior, isso significa que esse hemisfério cerebral também recebe informações musicais – e não apenas o direito. O que indica, claramente, que a música, além de arte, também é linguagem. “Cada um desses hemisférios deve processar diferentes elementos musicais”, conclui Zatorre.
Na experiência realizada por Steinmetz e Schlaug na Alemanha, o mais extraordinário foi a conclusão de que o cérebro pode aumentar de tamanho com treinamento. Schlaug disse à SUPER que “um lobo temporal esquerdo maior do que o direito é a condição necessária para a formação de um ouvido absoluto”. Parece espantoso, mas não é. Segundo Daniel Levitin, as imagens do desenvolvimento do cérebro feitas pela neurologista Helen Neville, em 1994, na Universidade de Oregon, “revelam um enorme crescimento das conexões neurais até os 9 anos de idade e o final desse processo aos 18 anos”. Isso explica tanto a facilidade das crianças de aprender línguas ou de adquirir ouvido absoluto quanto de até aumentar o tamanho do cérebro. Assim, ter percepção genial fica mais fácil.

https://forum.cifraclub.com.br/forum/9/296045/

Ouvido Absoluto é a capacidade de identificar qualquer nota musical ou cantar sem um tom de referência. Mas não se limita à música, a pessoa é capaz de identificar tons em qualquer tipo de som, desde barulhos na rua até sons de animais e pessoas. Na parte musical, quem tem ouvido absoluto é capaz de cantar ou tocar quando necessário, mesmo que não saiba a nota da música.

Não apenas músicos têm essa habilidade, qualquer pessoa pode ter o ouvido absoluto. Estima-se que uma pessoa entre dez mil, possui esta característica. Não há uma explicação unânime para este dom. Há linhas de pesquisa que afamam que o ouvido absoluto é herdado geneticamente, outros linhas acham que pode ser desenvolvido com treino diário.

Pessoas que possuem ouvido absoluto tem uma certa dificuldade em compreender a harmonia da música, o acorde é formado por um conjunto de notas e a pessoa que tem essa habilidade, ela apenas ouve notas musicais.

https://biosom.com.br/blog/curiosidades/saiba-tudo-sobre-ouvido-absoluto/

A educação do ouvido começa cedo

É fácil para um professor de música reconhecer os alunos que têm ouvido absoluto. Essa tribo superdotada costuma sofrer da compulsão de identificar musicalmente qualquer ruído. Há até uma anedota a respeito do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) quando jovem. Uma vez ele teria exclamado “Sol sustenido!” ao ouvir o guincho de um porco.

https://super.abril.com.br/ciencia/um-dom-de-genio/

*Esta coluna é semanal e atualizada aos domingos.​


+ zero