Outono: plantas necessitam de cuidados especiais além da irrigação, como adubação

  • Entre linhas
  • Publicado em 22 de abril de 2019 às 22:36
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A época do ano é ideal para que ela armazene energia para sobreviver aos dias mais frios

Para quem gosta das plantas e quer tê-las sempre bonitas em casa em qualquer época do ano, é essencial alguns cuidados especiais também no outono, quando elas “guardam” energia para enfrentar o inverno.

De acordo com o paisagista Bob Trapé, o outono deve ser aproveitado para investir na adubação das plantas, que devem ser nutridas antes do início do inverno, quando as temperaturas caem, as chuvas cessam e grande parte da vegetação para de crescer. “No outono-inverno, a maioria das plantas não cresce, não frutifica e não floresce, apenas se mantém para que na entrada da primavera continue seu desenvolvimento”, afirma o paisagista.

Isto não quer dizer, no entanto, que não há flores no outono. Quem busca o colorido das pétalas nesta época pode recorrer às camélias, antúrios, copos-de-leite e margaridas. O agrônomo e paisagista Bob Trapé, responsável pelos gramados da Sociedade Hípica de Campinas, explica que plantas adubadas e sadias não sofrem tanto no inverno e, após este período, retomam a sua plenitude mais rapidamente. Também por estarem mais nutridas, os riscos de doenças, pragas e parasitas tendem a diminuir.

Bob ressalta ainda que é extremamente importante a avaliação de um profissional qualificado para saber o melhor tipo de adubo e técnicas de manutenção utilizadas. Só assim é possível “preparar” as plantas no outono para que passem o inverno lindas, fortes e saudáveis.