Os sabores e aromas de Portugal mais pertos do Brasil

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 27 de julho de 2018 às 23:50
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 13:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A cultura de vinho do Brasil não chegou com os portugueses, e sim com os italianos, que chegaram bem depois.

Provavelmente por isto a nossa cultura de vinho seja tão nova, levando em consideração os países colonizados pelos espanhóis. Assim como o consumo de vinho , que perde para outros países da America Latina e Europa.

Mas agora o Brasil está “tirando o atraso” e descobrindo os sabores e aromas de Portugal através dos seus vinhos que vêm dos diversos e riquíssimos terroir.

Uma pesquisa realizada coloca Portugal como o segundo maior exportador de vinhos para o Brasil, ficando atrás do Chile e surpreendentemente passando a Argentina, que ficou em terceiro lugar , seguida pela Itália, Espanha (outra surpresa) e França.

Sim, agora é hora do Brasil descobrir Portugal.

Já escrevi sobre vinhos portugueses aqui e nunca me canso, porque vale muito a pena, cada garrafa uma nova descoberta.

Pode ser do mesmo terroir, mas por exemplo no Douro o corte de uvas pode ser diferente ou mesmo a produção com a característica de cada vinícola. Além dos vários terroir como Douro, Dão,Vinho Verde, Alentejo, Bairrada,temos ainda os vinhos licorosos e fortificados como o Vinho do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal.

Sempre que abrir uma garrafa de um bom vinho português, tenha certeza que será uma ótima experiência. Mas lembre sempre que um bom vinho não vai aparecer na promoção por um preço abaixo do razoável, afinal, ali está o trabalho de pessoas, impostos, lucro e o vinho.

Então, vamos degustar os sabores que Portugal envia ao Brasil?


+ zero