Benefícios do alho: reduz riscos de doença cardíaca, câncer de próstata e mais

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 4 de março de 2020 às 19:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:27
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além do seu uso na culinária, o alho pode te ajudar a prevenir e tratar diversas doenças.

​Os benefícios do alho são conhecidos há milhares de anos. Ainda na Antiguidade, os construtores egípcios consumiam-no para obter força e resistência. 

Louis Pasteur pesquisou suas propriedades antibacterianas, e vários médicos usaram-no para tratar ferimentos nas duas guerras mundiais. 

A maioria dos benefícios do alho provém dos mais de 100 compostos de enxofre que ele contém.

Quando o bulbo é esmagado ou mastigado, a aliina – um dos compostos sulfúricos – torna-se alicina, a substância química responsável pelo odor e pelos efeitos benéficos do alho.

Por sua vez, o cozimento do alho inibe a formação de alicina e elimina algumas das outras substâncias químicas terapêuticas.

Principais benefícios do alho

Tradicionalmente, o alho tem sido usado no tratamento de tudo, desde parasitoses até hemorroidas. Hoje, os pesquisadores estão dando mais ênfase ao seu potencial de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer. 

O uso abundante de alho na Itália e na Espanha explicaria, em parte, por que esses países apresentam uma incidência tão baixa de endurecimento das artérias (aterosclerose).

Vários estudos sugerem que o alho pode evitar doenças cardíacas de diversas formas. 

O alho, por exemplo, tornaria menos provável a agregação das plaquetas e a sua aderência às paredes das artérias, reduzindo a chance de um infarto no miocárdio.

Consulte seu médico se você estiver tomando medicamentos para evitar a formação de coágulos sanguíneos ou para baixar a pressão sanguínea. O alho pode intensificar o efeito desses medicamentos.

Há evidências de que o alho dissolve as proteínas formadoras de coágulo, que podem afetar o desenvolvimento da placa aterosclerótica. 

Além disso, ele reduz discretamente a pressão sanguínea e ajuda a circulação do sangue. Estudos recentes pesquisaram o efeito do alho no colesterol.

Prevenção do câncer​

O alho pode ter propriedades contra o câncer. Constatou-se que é especialmente eficaz na prevenção de cânceres digestivos e, possivelmente, de mama e de próstata. 

Os pesquisadores ainda não têm certeza de como o alho promove esses efeitos benéficos. Alguns mecanismos podem estar envolvidos.

Em primeiro lugar, existe a capacidade do alho de elevar o nível de enzimas que conseguem destoxificar os fatores causadores de câncer. 

Assim sendo, ele bloqueia a formação de nitritos ligados ao câncer de estômago, sendo proficiente na estimulação do sistema imunológico. As propriedades antioxidantes do alho também são importantes.

Com frequência, ele é eficaz contra micro-organismos infecciosos, como vírus, bactérias e fungos.

Isso acontece porque a alicina consegue bloquear as enzimas que dão a esses micro-organismos a sua capacidade de invadir e lesar os tecidos. 

O alho também se mostrou capaz de inibir fungos responsáveis pelo pé de atleta e pela otite externa.


+ Saúde