Oito dicas para uma boa comunicação no mundo digital e não cometer gafe

Veja as etiquetas da internet para não cometer os erros muito comuns na era da comunicação digital

Postado em: em Tecnologia

Você já leu algo sem sentido ou escrito de maneira errada na Internet? Já deparou com discussões polêmicas em uma rede social? Viu algo que o fez sentir a tal “vergonha alheia”?

Veja como não cometer os erros mais comuns na era da comunicação digital:

1 . Pense bem no que está digitando

Lembre-se do velho ditado: “Quem fala o que quer ouve o que não quer.” Neste caso, digitar sem pensar pode lhe causar grandes dores de cabeça se a mensagem for interpretada de forma errada ou parecer ofensiva a alguém. Por isso, avalie se o que está dizendo não irá soar agressivo ao ser lido.

2 . Releia o texto pelo menos duas vezes

O pensamento costuma ser mais rápido que o toque dos dedos no teclado. Isso é normal! Por isso, releia o texto para se certificar de que o que escreveu faz sentido e a frase ficou coesa.

3 . Consulte um dicionário on-line

Errar é humano, mas “escrever errado” pode ser imperdoável. Se surgiu dúvida ao digitar uma palavra, não hesite em conferir se está grafada corretamente! Você pode consultar alguns dicionários on-line; como o Michaelis, Houaiss, ou até o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras

Sua pesquisa levará menos de um minuto!

4 . Evite palavrões

Os símbolos que costumavam identificar palavras ofensivas no papel não foram levados às páginas pessoais da grande rede. 

Os $%ˆ&*#$@ estão mesmo fora de moda! Hoje, quando menos se espera, lê-se mensagens repletas de vocabulário chulo. E, uma vez lido, não há o que fazer, já entrou na cabeça. 

Portanto, não “polua” a mente dos seus leitores. Você pode desabafar de vez em quando, mas não abra mão da educação! 


5 . Cuidado com exageros

Equilíbrio, em tudo na vida, é fundamental, inclusive na Internet. Contar cada detalhe da sua vida diariamente pode aborrecer seus amigos-leitores e fazê-los se cansarem de receber notícias suas o tempo todo. Em vez de usar a Internet como um novo diário – que não era lido por ninguém, diferentemente de sua página pessoal –, que tal deixar para compartilhar algo inusitado ou divertido que você viveu esta semana?

6 . Escolha seu público

No caso das redes sociais, é possível selecionar quem você quer que leia a mensagem – se somente os amigos mais chegados ou a família. Muitas vezes você não quer que aquele antigo amigo de infância – que você não vê há anos mas o aceitou como amigo para não ser antipático – leia sua última novidade. Então, antes de postar alguma coisa, selecione o público certo!

7 . Cuidado com as polêmicas 

Às vezes, discussões pela Internet não levam a lugar nenhum (como acontece frequentemente na vida off-line). 

As redes sociais trazem consigo uma plateia incalculável – nunca se esqueça de que o que você postou pode facilmente ser “copiado e colado” ou compartilhado. 

Se quiser evitar polêmica, o melhor a fazer é ignorar, não responder e apagar o comentário que não lhe agradou.

8 . Se já for tarde demais, “delete” a mensagem

Se, ainda assim, você cometer algum “deslize virtual” ou se arrepender de ter compartilhado alguma informação, a Internet possibilita o que o papel não consegue fazer uma vez impresso: apagar.

 Isto mesmo, simplesmente delete o que postou e esqueça o assunto. Quanto mais rápido você o fizer, melhor!

E, lembre-se: aja como se estivesse ali pessoalmente, pois esta também é a vida real!


Artigos Relacionados