Obesidade controlada: perder 10% do peso já representa muitos benefícios

Médicos brasileiros publicam artigo sobre vantagens do emagrecimento para pacientes obesos

Postado em: em Saúde

Um artigo publicado pelo Journal of Endocrinological Investigation por endocrinologistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo sugere que o termo “obesidade controlada” seja adotado para pacientes que perderem 10% do peso.

O especialista exemplifica que uma perda de peso de 5 a 7% já leva à redução da resistência à insulina e, consequentemente, redução da glicemia, triglicerídeos, pressão arterial e deposição de gordura ectópica, como a gordura do fígado. 

Recentemente, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças incluíram o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m2 como um fator de risco para saúde.

Obesidade e a Covid-19​

A associação entre obesidade e Covid-19 ainda está sendo estudada, mas entre os mecanismos investigados estão o aumento da inflamação; o risco aumentado de microtromboses; a disfunção respiratória e a disseminação viral mais prolongada.

A obesidade também é um fator de risco para outras comorbidades associadas ao desenvolvimento de quadros mais graves de Covid-19, como a diabetes tipo 2, a hipertensão e a doenças cardiovasculares.

*Informações Metrópoles


Artigos Relacionados