“O VALOR AMOR” ATRAVÉS DA MÚSICA

Postado em:

Hoje vou transcrever trechos  de uma carta que enviei para uma pessoa que admiro muito, falando sobre Educação.

Sobre Valores Humanos!

A competição desenfreada, os egos exacerbados e as pessoas mirando o que o outro está fazendo querendo  ser melhor. PESSOAS ESTÃO SENDO FORMADAS PARA ' ANIQUILAR ' O PODER DO OUTRO.

Fazer algo por mero STATUS, ou para mostrar que tem um diferencial melhor que o outro . ISSO SERIA NORMAL se não fosse tão agressivo. O sol nasceu para todos.

Pessoas sendo formadas para ' aniquilar ' o talento do outro ???

Fiz um curso de um semestre numa Escola Indiana  em Ribeirão Preto que se firma em 5 valores para trabalhar qualquer conteúdo pedagogicamente:

NÃO VIOLÊNCIA

AMOR 

RETIDÃO

PAZ

VERDADE

Em todas as aulas, disciplinas, atividades, tem que ter pelo menos UM destes valores a serem trabalhados.

O projeto de FLAUTA DOCE no Estado só funcionou e tivemos 6.000 flautistas em 2005, porque junto com as aulas de flauta tínhamos sempre uma historinha trabalhando um dos valores acima e sempre o valor ‘ AMOR ‘  está sendo vivenciado através da música.

No Colégio Objetivo  trabalhei as biografias dos músicos e a tarefa era : O QUE ELE TEVE DE BOM PARA ME INSPIRAR . Geralmente foi perseverança. E o sinal entre as aulas era cada mês as músicas de um compositor. Era gratificante passar pelo corredor e ver os alunos comentando sobre Bach, Villa-Lobos, Beethoven num tom de : você viu ? esse cara fazia tal coisa ...

Acredito muito neste projeto indiano.  Eu estava afastada do Estado, queria largar tudo quando fui fazer este curso em 2004.  De repente senti que  precisava voltar e praticar estas ações para que tenhamos uma sociedade mais respeitosa e feliz. PRIMEIRO O CURSO É PARA O PROFESSOR PRATICAR EM SI MESMO.

Na verdade a SOCIEDADE PEDE SOCORRO. E eu acredito NA EDUCAÇÃO, NA PEDAGOGIA e no poder de transformação com VALORES !

A prepotência que está sendo incutida nos alunos, tem feito seres humanos excludentes, egoístas, solitários, ambiciosos, frios, competitivos...

Outro dia  ouvi de uma criança algo que me preocupou muito :  “eu não gosto de fazer trabalhos em grupo e nem gosto de alunos burros”.

Os professores em geral pedem socorro ! 

A sociedade está muito doente. É uma doença contagiosa, se não nos reservarmos a analisar, meditar e transformar, estaremos todos da mesma maneira , sendo os robôs destruidores do “ outro “  neste jogo da vida !

Nesta escola indiana, o valor AMOR em todas as aulas é despertado nos alunos através da música ( música de qualidade vibracional) , cantando ou tocando ou ouvindo. São necessários apenas 5 minutos para ativar este sentimento.

Que levem música para a sala de aula ! MAIS AMOR POR FAVOR !