O que é Kombucha?

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 16:27
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na verdade, o processo de fabricação do Kombucha é muito similar ao do Kefir. Ao invés da água ou leite utilizados, o chá (preto, verde ou branco) é o ingrediente principal. 

A ele, se mistura o açúcar (de preferência de Coco orgânico) e a colônia de Kombucha, também conhecida como SCOBY (do inglês, comunidade simbiótica de bactérias e leveduras).

A colônia de Kombucha possui mais de 30 bactérias e leveduras, que alimentam-se do chá e do açúcar, produzindo em troca o líquido repleto de substâncias importantes para o bom funcionamento do corpo. Abaixo cito algumas funções de cada:

Enzimas

  • Ácido Fólico (B9)- melhora da saúde cardiovascular, previne Câncer, previne doenças degenerativas, diminui ansiedade, aumenta energia
  • Ácido Glucurônico- modula hormônios esteroides, inclusive sendo utilizado em tratamentos de câncer de próstata, auxilia na destoxificação de substâncias químicas no organismo e na produção de ácido ascórbico
  • Ácido Lático- aumento na síntese de energia para as fibras musculares e cardíacas
  • Vitamina B1- bom funcionamento do sistema nervoso, muscular e cardiovascular
  • Vitamina B2- auxilia no metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas
  • Vitamina B3- promove o controle do diabetes, modula colesterol, melhora cognição e energia
  • Vitamina B6- previne e trata ansiedade e outras condições ligadas ao cérebro, melhora a digestão, recicla o sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares
  • Vitamina C- combate Radicais Livres, melhora o sistema imunológico, suporte adrenal, reduz riscos de AVC e Câncer, auxilia na cicatrização e qualidade da pele.

Aminoácidos

Acima de tudo, por se tratar de um PROBIÓTICO, assim como o Kefir, se trata de um alimento essencial para a saúde do INTESTINO. O intestino, nosso segundo cérebro (ouso dizer que poderia ser inclusive, nosso primeiro!) concentra 80% do potencial de imunidade do organismo (quer transformar seu corpo em uma fortaleza contra doenças? Cuide muito bem do seu intestino!) e 90% de toda a produção de serotonina do indivíduo!!
A serotonina é o neurotransmissor que controla nosso humor, alegria e bem estar. Ou seja, saúde inicia pela saúde intestinal!

Como fazer Kombuchá em casa

Para preparar a base do kombucha, também chamada de primeira fermentação, deve-se fazer os seguintes passos:

Ingredientes para a Primeira Fermentação:

3 L de água mineral

panela de aço inoxidável, vidro ou cerâmica

1 xícara de açúcar refinado (açúcar branco)

5 sachês de chá preto

1 cogumelo de kombucha, também chamado Scoby

1 recipiente de vidro escaldado com água quente

300 ml de kombucha pronto, equivalente a 10% do volume total de kombucha a ser produzido (opcional)

Modo de preparo:

Lavar bem as mãos e os utensílios, passando água quente e vinagre para ajudar a eliminar qualquer contaminação por micro-organismos. Colocar a água na panela e levar para aquecer. Quando a água ferver, adicionar o açúcar e misturar bem. Em seguida, desligar o fogo e adicionar os saquinhos de chá, deixando a mistura descansar por 10 a 15 minutos.

Colocar o chá no frasco de vidro e esperar esfriar até ficar em temperatura ambiente. Em seguida, adicionar o cogumelo de kombucha e os 300 ml de kombucha pronto, tampando o frasco de vidro com um pano e um elástico, o que irá permitir a circulação de ar sem deixar a mistura exposta. Guardar o frasco em um local arejado e sem muita luz por cerca de 6 a 10 dias, tempo em que a bebida final estará pronta, com o aroma de vinagre e sem sabor doce. No final do processo, uma nova colônia de kombucha é formada em cima da primeira, a qual pode ser guardada na geladeira ou doada para outra pessoa.

Como fazer o Kombucha mais gostoso

Também chamado de kombucha de segunda fermentação, o kombucha pode ser saborizado com ingredientes como gengibre, pera, uva, morango, limão, abacaxi, laranja e outras frutas, trazendo um novo sabor para a bebida e acrescentando os benefícios das frutas. As frutas e outros ingredientes devem ser adicionados no kombucha base já pronto, e nesta fermentação a bebida ficará gaseificada, lembrando um refrigerante.

Onde comprar?

O Skoby, que é o cogumelo ou bolacha de kombucha com os fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida, pode ser encontrados em sites ou fóruns na internet que oferecem o skoby de graça, assim como acontece com o Kefir. Como a cada fermentação um novo skoby é formado, os consumidores de kombucha costumam doar seus skobys para outras pessoas que desejam fazer a bebida em casa.

O kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e de nutrição, estando à venda tanto no sabor tradicional quanto com sabores variados de frutas e especiarias.

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero