Novo núcleo de Alfabetização para Adultos (AJA) é inaugurado

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 19 de agosto de 2019 às 20:13
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O núcleo fica no Centro Dia do Idoso I, na vila são Sebastião, e atenderá 20 pessoas entre 65 e 90 anos

A Prefeitura de Franca inaugurou na última segunda-feira, 19 de agosto, um novo núcleo de Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA), localizado no Centro Dia do Idoso I, instalado na região Oeste da cidade, na Vila São Sebastião.

O Núcleo atenderá 20 usuários do Centro Dia, com idades entre 65 e 90 anos. As aulas acontecerão no período da tarde, três vezes por semana.

A aula inaugural do Núcleo AJA do CCI da Região Oeste contou com a presença de autoridades, da coordenadora do CCI, Camila Ribeiro Tomé, e da coordenadora do projeto de Alfabetização de Adultos da Secretaria Municipal de Educação, professora Rita Mozetti.

Atualmente, a Prefeitura conta com 26 salas de aula de AJA em funcionamento, atendendo cerca de 500 alunos em 18 núcleos. São espaços cedidos por escolas, Igrejas, Centros Comunitários, de Convivência de Idosos e outros. 

Os resultados, segundo a professora Rita Mozetti, têm sido animadores, pelo aproveitamento dos alunos e a partir de um trabalho que começou a ser feito com as crianças nas escolas da rede.

As equipes do AJA visitam as unidades, entregam avisos e pedem para avisem os pais que não têm leitura para que procurem uma das unidades mantidas pela Prefeitura.  Isso tem dado resultado e feito com que aumente a cada mês o número de estudantes. Segundo ela, existem espaços para abertura de novas classes, bastando apenas que seja identificada a demanda, ou seja, alunos.

O ensino é gratuito e conta com um quadro de professores especialmente treinados, que desenvolvem uma didática própria para tornar o aprendizado acessível. Esse núcleo do Centro Dia está sob a responsabilidade da professora Andreia Xavier e fica localizado na rua Voluntários Adriano Cintra, 1860, na Vila São Sebastião.

O Centro Dia do Idoso I, mantido pela Prefeitura de Franca, oferece atendimento especializado para 30 pessoas.


+ Educação