Nos primeiros oito meses deste ano, 209 vidas foram poupadas no trânsito

  • Entre linhas
  • Publicado em 20 de setembro de 2018 às 17:49
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:01
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De janeiro a agosto, houve redução de 5,6% em relação ao mesmo período de 2017, no estado de São Paulo

O Estado de São Paulo registra queda no número de óbitos no acumulado do ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo os dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP).

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 19. Segundo o Infosiga-SP, houve diminuição no número de óbitos na análise do acumulado dos primeiros oito meses deste ano (3.547) em relação ao mesmo período de 2017 (3.756). A redução registrada foi de 5,6%, o que representa 209 vidas preservadas.

Dos 460 óbitos ocorridos em agosto de 2018, 81% foram homens, sendo que a maior parte das vítimas estava na faixa etária de 18 a 29 anos (25%). Em relação aos modais, 29% vítimas eram motociclistas, 27% estavam em automóvel e 26% eram pedestres.

Semana Nacional do Trânsito

 

A Semana Nacional do Trânsito ocorre anualmente nos dias 18 a 25 de setembro. Este ano, o Contran (Conselho Nacional do Trânsito) definiu como tema “Nós somos o trânsito” e durante essa semana estão sendo realizadas diversas ações de conscientização. As iniciativas são desenvolvidas pelos municípios conveniados e contam com apoio do governo estadual. Estão entre as programações atividades educacionais, com foco em mudança de comportamento nas ruas e estradas, voltadas para motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.

Sobre o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

 

Programa do Governo do Estado de São Paulo que tem como principal objetivo reduzir pela metade os óbitos no trânsito no Estado até 2020. Inspirado na “Década de Ação pela Segurança no Trânsito”, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020, o comitê gestor do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é coordenado pela Secretaria de Governo e composto por mais nove secretarias de Estado: Casa Civil, Segurança Pública, Logística e Transportes, Saúde, Direitos da Pessoa com Deficiência, Educação, Transportes Metropolitanos, Planejamento e Gestão, Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  As secretarias são responsáveis por construir um conjunto de políticas públicas para redução de vítimas de acidentes de trânsito no Estado.

O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito envolve também a sociedade civil e conta com o apoio de empresas privadas.

Todo o relatório pode ser conferido no site: www.infosiga.sp.gov.br


+ Trânsito