Não é com vinagre! Saiba quando não usar o produto na hora da limpeza

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de outubro de 2020 às 03:47
  • Modificado em 12 de outubro de 2020 às 03:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Vinagre é uma verdadeira mão na roda quando o assunto é limpeza, mas em alguns casos pode ser prejudicial

Tudo bem que o vinagre é uma verdadeira mão na roda para quem faz faxina no dia a dia – é ótimo para desinfetar vidros, pisos, remover manchas e cheiros fortes de vasilhas e roupas, por exemplo. 

Mas você sabia que, em alguns casos, esse produto pode ser prejudicial à limpeza? Isso porque ele tem um teor mais ácido, sendo indicado apenas para desinfetar determinadas superfícies. 

Saiba quando não usar esse coringa da limpeza:

Facas de cozinha podem ficar desgastadas quando limpas com vinagre​

Caso você queira manter as facas de cozinha limpas (livres de manchas e microrganismos), o ideal é fazer uma limpeza com detergente e, se necessário, uma solução de água com bicarbonato de sódio. 

Já o vinagre deve ser evitado ao máximo, pois pode acabar corroendo o aço inox a longo prazo, deixando os talheres desgastados e com aspecto envelhecido.

Evite limpar bancadas e pisos de mármore ou granito usando vinagre​

Assim como talheres e outros objetos de aço inox ou alumínio, bancadas e pisos de mármore ou granito também são vulneráveis ao vinagre e devem ser limpas, preferencialmente, apenas com um pano úmido e um pouco de detergente neutro (para remover gorduras e restos de comida). 

A longo prazo, os ácidos presentes no vinagre tendem a tirar o brilho e corroer superfícies de pedras. Por isso, tente evitar ao máximo usar esse produto, ok?

Ferro de passar roupa pode ficar desgastado ao ser limpo com vinagre​

Sabe quando o ferro de passar roupa fica com manchas de queimado na parte de baixo? 

Isso geralmente acontece por conta de resíduos de produtos (como sabão em pó ou amaciante) ou quando a roupa é queimada sem querer. 

É muito comum, neste caso, as pessoas usarem uma solução de água com vinagre. 

No entanto, essa mistura costuma ser bastante prejudicial à chapa de ferro, pois pode acabar desgastando a superfície e até danificando o funcionamento interno do utensílio. 

Por isso, caso seja necessário limpar o ferro, a nossa dica é usar uma solução de água com bicarbonato – que também é ótima para desinfetar e tirar manchas.

Tente não limpar superfícies sujas com ovos usando vinagre​

Você sabia que limpar superfícies sujas com ovos usando vinagre também é uma péssima ideia? 

Isso porque, quando entra em contato com ovos crus, o vinagre faz com que as proteínas do alimento se coagulem, gerando uma substância pegajosa que fica ainda mais difícil de limpar. 

Portanto, caso você suje o piso, a parede ou a mesa de vidro com ovos, lembre-se de sempre evitar o vinagre – dê preferência ao detergente, desengordurante ou álcool, por exemplo.

Móveis de madeira maciça também não devem ser limpos com vinagre​

Na hora de limpar prateleiras, gavetas e outros móveis de madeira maciça (seja na cozinha, na sala ou no quarto), também é importante que você evite usar o vinagre puro. 

Isso porque o produto pode acabar manchando a madeira e até deixando a superfície desgastada a longo prazo. 

Caso seja necessário, você até pode usar uma solução bem diluída (com bastante água e um pouco de vinagre) para eliminar microrganismos dos móveis. 

Afinal, esse produto é ótimo para desinfetar e tirar cheiros fortes de diferentes materiais. 

No entanto, tente dar preferência aos produtos indicados para madeira, como o lustra móveis ou cera líquida, que serve para reforçar a proteção do material.

*Informações Casa Prática Qualitá


+ Cotidiano