​NÃO DEIXE A FACULDADE TE ESCOLHER: O IMEDIATISMO TRAZ CONSEQUÊNCIAS SÉRIAS.

  • Língua Portuguesa
  • Publicado em 18 de fevereiro de 2019 às 20:15
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:20
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O melhor negócio é ingressar na vida universitária, principalmente para os enlouquecidos olhos dependurados nas famosas listas de espera para as diversas faculdades do país. O desespero é tanto que acaba por obstruir a razão na hora de escolher o que é melhor para si. Em cinco ou seis anos, o mercado “planta bananeiras”

Cuidado com alguns lugares comuns, não servem para nortear suas escolhas. Pense bem: toda escolha custa; e muito.

1. QUEM FAZ A FACULDADE É O ALUNO: Isso é uma meia verdade. Um mau aluno é ruim em qualquer faculdade; um aluno bom, vai na direção contrária. Se o currículo oferecido for deficiente em relação a faculdades mais conceituadas ou você terá que fazer muitos cursos de complementação ao se formar ou se sujeitar a empregos de menor remuneração no mercado de trabalho. A única diferença entre Deus e o mercado é que Deus perdoa.

2. FAZER UMA FACULDADE PARTICULAR É MELHOR QUE PAGAR CURSINHO: De novo, isso é a meia verdade. Por quê? Porque você precisa ver se o curso é conceituado no mercado, se está regularizado pelo MEC e esse o curso se enquadra realmente nas suas expectativas profissionais, senão perderá muito dinheiro ao desistir e ter que voltar para um cursinho. Você a quer ou ela foi sua última opção, por não se sentir preparado(a) para enfrentar uma melhor? Você se imaginou tomando uma atitude como esta em um mercado tão competitivo, quanto o nosso? Vale lembrar que há excelentes faculdades particulares e públicas caindo aos pedaços.

3. TODA FACULDADE É A MESMA COISA: Você nunca viu um bom aluno falar isso. Na verdade, o mal aluno fala isso para justificar uma má escolha ou a sua total falta de opção. Se todas as faculdades fossem a mesma coisa, por que há vestibulares muito mais concorridos que outros? Você não pode ser a mesma coisa, precisa ser um profissional diferenciado e muitas faculdades lhe proporcionam isso, dando-lhe a oportunidade de fazer intercâmbio com faculdades no exterior. Mesmo quem se dedica, já sofre com isso. Você entregaria sua vida nas mãos de um “qualquer coisa”? Você é preconceituoso, o mercado é.

4. O IMPORTANTE NÃO É O CURSO DE MEDICINA QUE SE FAZ, MAS SIM A RESIDÊNCIA: Essa afirmação não tem lógica, porque um aluno formado em uma má faculdade jamais conseguirá passar em uma boa residência, a não ser que mude de comportamento, a ponto de fazer “cursinho” na faculdade para ingressar na residência.

5. O VESTIBULAR DECIDE A SUA VIDA: O vestibular aponta um caminho a seguir, porém, em um país em que o sistema educacional não se preocupa em descobrir talentos e por isso não direciona o aluno para sua escolha profissional, você escolhe a profissão, baseando-se em desinformações ou preocupando-se com status. A faculdade muda muito o indivíduo e muitas profissões surgem no mercado. Você já imaginou a quantidade de novas profissões surgidas a partir da invenção do celular? Esses caminhos são descobertos dentro da própria universidade ou pelas oportunidades que o mercado de trabalho oferece.

HÁ OUTRAS TANTAS COISAS PARA COMENTAR, MAS FAREI ISSO EM OUTRO TEXTO. ESTAS SÃO AS IMEDIATAS.


+ Educação