Não consegue emagrecer? Eis alguns fatores que são essenciais para resultados

No treino, os músculos sofrem uma situação de estresse que os obriga a consumir as reservas de glicogênio

Postado em: em Saúde

​​Embora exista a crença de que, quanto mais longo e mais difícil for o treino, maiores serão os resultados que alcançaremos, hoje em dia todos os atletas profissionais sabem que isso está errado.

Tão importante quanto o treino, é a recuperação e o descanso.

Durante o treino, os músculos sofrem uma situação de estresse que os obriga a consumir as reservas de glicogênio o que causa pequenas 'lágrimas fibrilares'. 

Isto somado à perda de água e sais minerais. Enquanto isso, na fase de recuperação e descanso, tudo volta ao seu normal, preparando-nos para enfrentar outro treino na nossa melhor forma. 

Mas tudo isso depende de um descanso correto, que leva em consideração as horas de sono e a qualidade do sono, onde o estresse desempenha um papel importante. 

Devemos questionar sobre qual tem sido a qualidade do nosso sono? E o nível de energia que acumulamos durante a noite para enfrentar o dia? ou ainda como é que os nossos níveis de estresse afetam a qualidade do nosso descanso? 

​Agora, com a ajuda da tecnologia, como os relógios inteligentes Garmin, podemos saber a resposta a estas dúvidas.

O sono, aquele grande aliado do exercício

Quando dormimos, libertamos testosterona e hormônios do crescimento que reparam os tecidos danificados durante o exercício. 

Roubar horas de sono é um grande erro, como evidenciado por um estudo da Universidade da Pensilvânia.

A pesquisa afirma que aqueles que dormem apenas 6 horas mostram níveis de atenção, tempo de reação e sonolência como se tivessem consumido duas ou três cervejas. 

Além disso, são mais sensíveis à dor, mais propensas a lesões e o seu sistema imunológico é deprimido, mais propenso a resfriados. 

Portanto, o sono e a sua qualidade tornam-se de vital importância. Mas como podemos saber como descansamos? 

Nada mais simples do que colocar um relógio inteligente Garmin no pulso. Assim, teremos uma monitorização avançada do sono, que é realizado calculando os diferentes estágios do sono (leve, profundo e REM). 

Para isso, também usa o recurso Pulse Ox*, projetado para medir a saturação de oxigênio no sangue e o número de respirações por minuto. 

A combinação de todos esses parâmetros traduz-se numa análise detalhada do sono, estatísticas que podem ser verificadas ao despertar para conhecer completamente a qualidade do sono e as suas consequências em repouso. 

Da mesma forma, o sono permite-nos carregar a nossa 'bateria'. 

Assim, com a monitorização da bateria corporal, podemos planear o dia seguinte e otimizar as nossas atividades e tempos de descanso, dependendo das nossas reservas de energia. 

Para fazer isso, esse benefício usa uma combinação de dados de stress, variabilidade da frequência cardíaca (VFC), sono e atividade. 

Gerir o stress, um fator chave para o descanso adequado

O stress afeta diretamente o descanso. Uma pessoa não dorme da mesma forma quando está nervosa ou relaxada. 

De fato, ficou provado que os efeitos negativos aparecem sem ter feito um grande esforço excessivo. É o que os especialistas chamam de 'síndrome de baixo desempenho sem explicação'. 

Um cansaço que tem mais a ver com uma má recuperação do que com uma carga de trabalho excessiva e motivado por um alto nível de stress. 

Isso não afeta apenas atletas de elite, mas também qualquer atleta amador que acrescente o treino a outras atividades. Esse estresse afeta a qualidade do sono, o que leva a um desempenho negativo, lesões e até doenças. 

Mesmo assim, existe uma solução e podemos saber o que nos causa stress e até combatê-lo, a fim de nos encontrarmos melhor e enfrentarmos as sessões diárias da melhor maneira. 

Com a monitorização do estresse, incluído em vários dispositivos, pode entender como responde aos estímulos e, quando apropriado, quando o dispositivo deteta um pico, realizar exercícios respiratórios guiados para estabilizar, e a qualquer hora e em qualquer lugar. 


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