Mutirão de diagnóstico e prevenção ao câncer bucal realizou 140 atendimentos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de outubro de 2019 às 16:01
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Trinta profissionais voluntários avaliaram a saúde bucal da população gratuitamente na praça da Catedral

Cento e quarenta pessoas foram atendidas durante o mutirão de diagnóstico e prevenção ao câncer bucal promovido no último sábado, 26 de outubro, pela Regional de Franca da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas), GE-Odonto (núcleo odontológico do Programa Empreender, da ACIF – Associação do Comércio e Indústria de Franca), Prefeitura de Franca e Hospital do Câncer. 

Trinta profissionais voluntários avaliaram a saúde bucal da população e promoveram o pronto encaminhamento à Secretaria de Saúde em casos suspeitos.

De acordo com o presidente da APCD-Franca, Marcio Latorraca, dos atendimentos realizados, dez foram encaminhados para análise. “Caso a doença seja confirmada a partir do encaminhamento, os pacientes serão direcionados ao Hospital do Câncer, para início do tratamento”, disse. Ainda de acordo com ele, a partir das consultas, estatística sobre a incidência da doença em Franca deverá ser produzida.

Para o gestor do GE-Odonto, da ACIF, Fabiano Freiria, o resultado da ação foi considerado positivo. “Juntos, por meio de todas as parcerias firmadas, conseguimos promover um trabalho de conscientização importante. Conseguimos compor uma estrutura de atendimento adequada e acredito que obtivemos sucesso tanto em qualidade de atendimentos quanto em participação popular. Gostaria de agradecer a todos os profissionais que dedicaram o seu tempo para uma ação social tão importante como esta.”

O mutirão contou com dois consultórios móveis, orientação sobre higienização bucal, aferição de pressão e, ainda, com a participação da Banda Marcial do Senai.

Imagens: Wilker Maia/ACIF


+ Saúde