Mudanças na economia impulsionam francanos a investir em conhecimento

  • Entre linhas
  • Publicado em 8 de novembro de 2017 às 18:02
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialistas confirmam que investir em qualificações que ensinem a traçar planos estratégicos é fundamental

Com as recentes mudanças no cenário econômico, os comerciantes se depararam com desafios, entre eles saber se adaptar às transformações do mercado – poder de compra da população – e continuar tendo lucro. Para driblar essas barreiras, uma das alternativas é ter bom conhecimento prático e teórico. Por isso, segundo Marina Latuf Bittar, coordenadora da área de gestão e negócios do Senac Franca, investir em qualificações que ensinem a traçar planos estratégicos e fidelizar clientes é imprescindível para os que almejam carreiras de sucesso.

Luan Felipe Cintra conseguiu aumentar suas vendas: resultados deste primeiro semestre ultrapassaram o faturamento de todo o ano de 2016

Como quem fica parado sempre é ultrapassado por quem se movimenta, muitos foram se aperfeiçoar. Quem optou pelo aprimoramento profissional não se arrepende. É o caso de Luan Felipe Cintra, 27 anos, que conseguiu aumentar as vendas e, somente com os resultados deste primeiro semestre, ultrapassou o faturamento de todo o ano de 2016. “Há sete anos tenho um e-commerce de decoração oriental e, no início de 2017, com a instabilidade econômica do Brasil, optei por me qualificar para estar preparado para lidar com situações imprevisíveis do mercado, e foi ótimo”, diz o ex-aluno do curso Compras e Administração de Materiais do Senac.

Os bons aprendizados ainda incentivaram Luan Felipe a continuar o aprimoramento profissional. Agora ele cursa Técnico em Administração no Senac Franca. “Os ensinamentos foram tão positivos que resolvi dar continuidade ao aperfeiçoamento. Além de melhorar o desempenho no trabalho, a qualificação ensina a utilizar mecanismos de sucesso e criar planos de ação”, destaca.

Para a coordenadora da área de gestão e negócios do Senac, o empresário deve enxergar o investimento em cursos como uma opção certeira para manter os negócios rentáveis “Os comerciantes qualificados oferecem melhorias aos processos, sabem agir com criatividade e inovação e são rápidos para solucionar problemas e conflitos, o que impacta diretamente nos resultados positivos”, afirma Marina.

Parceria

A qualificação é sinônimo de excelência no contato com clientes, uma vez que há cursos que capacitam com técnicas de atendimento, negociação, identificação de perfil de compradores, fechamento de vendas e fidelização do público. “Profissionais engajados em aprender conseguem sair do comum. O correto posicionamento no mercado é o começo de um caminho de boas conquistas. Quem tem conteúdo, tem ao seu dispor a oportunidade de crescer e empreender, mesmo em tempos difíceis”, afirma Leandro D’Arco, gerente do Senac Franca.

Para fomentar as estratégias do comércio local, o Senac tem um amplo portfólio de formações, como o Técnico em Administração. Marcelo Rocha, diretor executivo da Associação do Comércio e Indústria de Franca – Acif, ressalta que a parceria com a instituição impulsiona o setor. “O Senac ajuda a inserir no mercado profissionais habilitados para o exercício de funções técnicas e também para as relações interpessoais. Com isso, o comércio ganha em competitividade, bom atendimento e oferta de serviços qualificados, influenciando o desenvolvimento da economia de Franca e região”. 


+ Economia