Mostra de fotos Retratos da Terra abre em Franca com trabalho de jovens artistas

  • Entre linhas
  • Publicado em 26 de agosto de 2019 às 17:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:46
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Exposição será aberta nesta quinta-feira, 29, no ICOL, e terá ainda fotos de Gustavo Lopes e Karina Bacci

A exposição Retratos da Terra será destaque, de 29 de agosto a 27 de setembro no ICOL –  Instituto de Capacitação e Orientação Livre, que fica no Centro. A entrada é gratuita. A exposição é o resultado de um projeto de mesmo nome, realizado em Franca no mês de maio, com a participação de jovens estudantes da rede pública da cidade. O patrocínio é do Banco Rabobank, que escolheu Franca para receber o projeto.

Durante algumas semanas, 17 jovens, selecionados em edital aberto, após participarem de workshop e receberem formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos para mostrar a cadeia da alimentação e como isso impacta a vida da comunidade de Franca. O material então passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. O fotógrafo da cidade Gustavo Lopes também foi convidado para apresentar o olhar de uma artista local sobre o tema.

“O Rabobank valoriza o potencial dos jovens de transformar a realidade e, consequentemente, contribuir para o futuro do agronegócio. Com a exposição, a comunidade poderá ver o resultado das reflexões dos jovens a respeito da cadeia de alimentos”, afirma Fabiana Alves, diretora de Wholesale do Rabobank Brasil.

A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos e a importância da alimentação, uso consciente e aproveitamento de alimentos, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão. Bacci também apresenta fotos feitas durante sua passagem pela cidade na exposição.

“A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes da alimentação: como são produzidos os alimentos, colhidos e comercializados”, explica Karina Bacci, curadora do projeto. “O objetivo é estimular a conscientização sobre a importância da alimentação, evitar o desperdício e estimular o aproveitamento total de cada alimento”, completa Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio do Banco Rabobank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Retratos da Terra

Entrada: Aberta ao público – Grátis

Abertura: 29.08, às 17h00

Visitação: 29 de agosto a 27 de setembro

ICOL – Instituto de Capacitação e Orientação Livre

Rua General Carneiro, 2092, Centro, 14400-500, Franca – SP

Horários: segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h.


+ Cultura