Mercado de caminhões retoma o crescimento e anima empresários do setor

  • Entre linhas
  • Publicado em 28 de agosto de 2018 às 17:06
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:58
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No mês de julho foram realizados 6.666 licenciamentos, uma alta de 16,3% sobre o volume de maio

Depois da greve dos caminhoneiros realizada este ano, o mercado de caminhões retomou o crescimento, aumentando o percentual de vendas, além de ditar o ritmo do setor.

De acordo com a coluna Estradão, do Jornal Estadão, no mês de julho foram realizados 6.666 licenciamentos, uma alta de 16,3% sobre o volume de maio, com 5.732 unidades. E de 47,4% na comparação com o mesmo mês de 2017, quando o mercado absorveu 4.524 caminhões.

Outro importante dado diz respeito à venda de consórcios de veículos no primeiro semestre de 2018, ultrapassando 1 milhão de novas cotas, com um crescimento de 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior, em todos os segmentos, veículos leves, pesados e motocicletas.

Os números são da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC) e no que diz respeito aos veículos pesados, houve um aumento de 26,4%, com a venda de 29,6 mil novas cotas. O segmento ainda teve uma alta no número de participantes ativos, 291,5 mil, uma alta de 5,6%.

De acordo com o gerente administrativo do Valor Consórcios, Vinícius Basile, a prática de consórcios contribuiu significativamente com a retomada da venda de veículos pesados.

– Mesmo diante do atual cenário brasileiro, incluindo a greve dos caminhoneiros e a expectativa quanto ao futuro político e econômico, o setor de consórcios vem apresentando números positivos. E no que diz respeito ao aumento da venda de veículos pesados, não temos dúvidas de que a área de consórcios tem exercido relevante papel, contribuindo significativamente com o aumento da venda de caminhões – diz.

O gerente administrativo do Valor Consórcios também demonstrou otimismo em relação ao segundo semestre do ano.

– Temos que ser otimistas e os números atuais nos mostram que estamos no caminho certo. O aumento da venda de veículos pesados, aliado ao aumento da venda de consórcios para este setor, revelam uma situação bastante animadora para o segundo semestre. Mesmo diante de algumas instabilidades da economia brasileira, o setor de consórcios vem demonstrando capacidade de superação dia a dia, conquistando ainda mais a confiança de seus consorciados – finaliza Vinícius.


+ Economia