Médicos apontam riscos do preenchimento labial: “Pode causar cegueira”

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 17 de julho de 2020 às 01:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:59
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Para evitar danos, técnica precisa ser feita por profissionais experientes e com substância indicada pela SBD

​M​uita gente sonha em exibir lábios volumosos, à la Angelina Jolie. 

Não à toa, o preenchimento labial tem sido tão demandado por homens e mulheres em clínicas de estética. 

Mas, apesar de ser uma alternativa para quem não nasceu com o volume extra nos lábios, a técnica pode causar prejuízos à aparência e à saúde dos pacientes, caso não seja executada da forma correta.

Há poucas semanas, a comissária de bordo britânica Olivia McCann ficou famosa nas redes sociais ao denunciar como ficou sua aparência após o preenchimento. “Bumbum de babuíno”, comparou a moça no Instagram.  

Necrose e cegueira​

Segundo a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Distrito Federal, Luanna Portela, assim como outras intervenções médicas, o preenchimento pode ter complicações. 

Algumas são simples e fáceis de solucionar, como inchaços e hematomas, e outras mais graves e que demandam uma resposta rápida do profissional.

“Quando uma artéria ou veia é atingida pode ocorrer necrose labial e em outras regiões da face. O médico responsável precisa ter amplo conhecimento e habilidade para tratar as complicações decorrentes”, esclarece a profissional.

A substância usada também é importante. Segundo a vice-presidente da SBD, a mais indicada é o ácido hialurônico. 

“A maioria das complicações pode ser solucionada pelo médico. Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda a aplicação de metacrilato por ser uma fórmula de risco e definitiva”, salienta.

E depois que o efeito acaba?​​

O efeito do preenchimento dura, em média, seis meses. 

Por isso, uma preocupação comum a quem vai se submeter a ele é como ficará os lábios depois que os resultados cessarem ou não houver mais interesse em seguir com as manutenções. Nesse caso, as especialistas ouvidas asseguram que não há riscos de prejuízo estético.

“O ácido hialurônico injetado nos lábios preenche e hidrata, não causa flacidez. Ele reduz de volume progressivamente ao longo de um a 2 anos, então não existe a sensação de lábio murcho, apenas de retorno ao volume inicial, gradualmente”, finaliza Adriana.