Médico indica quatro dicas surpreendentes para prevenir cravos e espinhas

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 4 de setembro de 2020 às 00:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:11
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Além de evitar espremer, o dermatologista explica importância de ter sistema imunológico regulado

​Espinhas, cravos e acne atingem entre 40% e 55% da população mundial entre 20 e 40 anos, segundo pesquisa do International Dermal Institute. 

Para evitar que essas erupções nos poros aconteçam com frequência e causem manchas na pele, é necessário estar atento a alguns hábitos e cuidados.

Segundo o médico dermatologista Dendy Engelman, em entrevista à Vogue Australia, o primeiro passo é superar a tentação de espremer a espinha, por mais seca ou amarelada que ela esteja. 

Fazer isso pode atrasar o processo de recuperação da pele por semanas, além de causar manchas e sangramentos.

A abordagem correta é limpar a região delicadamente e aplicar algum produto cicatrizante. Assim, o problema pode sumir em até sete dias.

A limpeza da pele também é eficiente a fim de impedir as erupções. Ao higienizar a derme, evita-se o acúmulo de bactérias nos poros. 

O ideal é apostar em produtos que eliminem o excesso de óleo, sujeira e detritos. Produtos que possam obstruir os poros ou irritar a pele não devem ser utilizados.

Confira outras formas de prevenir a acne:​

– Manter o trato digestivo e o sistema imunológico saudáveis. De acordo com Engelman, uma pesquisa coreana mostrou que beber bebidas lácteas fermentadas com lactobacilos pode reduzir a acne e diminuir a produção de óleo em 12 semanas;

– Aplicar os ingredientes certos nos poros auxilia no tratamento das erupções. Ácido glicólico serve para o esfoliação da pele de uma maneira não abrasiva, enquanto o ácido salicílico clareia os poros entupidos. O retinol, por sua vez, aumenta a renovação celular;

– Usar hidratantes próprios para peles acneicas. A fórmula desses produtos impede que os poros sejam obstruídos, ou seja, evita o aparecimento de espinhas;

– Prefira maquiagens formuladas para ajudar a conter a acne. Composições com mineral ou em pó permitem que a pele respire sem impedir a cobertura e a cor desejada.

*Informações Metrópoles