MEC reformula avaliações da educação básica para criar ‘Enem seriado’ – saiba

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de maio de 2020 às 15:30
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:41
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Avaliação da Educação Básica terá prova anual aplicada para todas as sérias a partir do 2º ano fundamental

​O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (6), que o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) terá uma prova anual aplicada para todas as séries a partir do 2º ano do ensino fundamental.

Atualmente, a prova é aplicada para os estudantes em 4 diferentes fases de ensino: para os das 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e os da 3ª série do ensino médio.

Segundo o Inep, as provas serão em papel até o 4º ano do ensino fundamental e eletrônicas do 5º em diante.

“O exame realizado pelo computador permitirá ter estimativas mais precisas da proficiência dos alunos, assim como redução no tempo da coleta de dados e da divulgação dos resultados”.

Enem seriado

O Inep afirma que o novo Saeb vai trazer a possibilidade do Enem seriado, ou seja, as notas dos exames feitos para esta avaliação vão poder ser usados para acesso ao ensino superior.

“O novo Saeb traz o chamado Enem seriado. Nele, as provas dos alunos do ensino  médio formarão uma nota a partir a pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada paara acesso ao ensino superior“, diz a nota.

Segundo o instituto, o Enem tradicional não vai deixar de existir. “O Enem seriado é apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital”.


+ Educação