​MD Codes – o que é?

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 7 de agosto de 2019 às 14:19
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Mauricio de Maio, criador do MD Codes

É uma técnica de preenchimento facial (com ácido hialurônico) concebida por um cirurgião plástico brasileiro, o Dr Mauricio de Maio, na qual ele descreve quais os pontos de injeção que considera mais adequados para reposição de volume e a correção dos problemas estruturais da face. ​

Problemas estes decorrentes da reabsorção e reposicionamento ósseo (principalmente na região malar), diminuição de coxins adiposos que sustentam a face, da perda de colágeno (a partir dos 20 anos de idade), diminuição da elasticidade, aumento da flacidez, surgimento das rugas, etc …todas alterações características do envelhecimento;  ou por outras causas que levam a perda de volume, como cicatrizes por acidentes, emagrecimento, marcas de acne, etc. 

A técnica facilita o planejamento e o trabalho dos médicos que realizam o procedimento, porém não é uma “receita de bolo”  tão simples e fácil. Necessita visão tridimensional das estruturas anatômicas da face e conhecimentos profundos de vascularização, musculatura, enervação e outros detalhes que fazem a diferença no resultado e na segurança do procedimento.

Alguns formatos de rosto se beneficiam mais dessa técnica de MD Codes, como os rostos finos e magros, com perda de volume e flacidez; enquanto outros necessitam mais cuidado ao preencher, como por exemplo os rostos cheios e arredondados, que já têm malar e bochechas mais marcados. 

As empresas que produzem o acido hialurônico (produto utilizado no MD Codes) geralmente prometem uma durabilidade na pele de 1 ou 2 anos, dependendo das características do produto, mas nos últimos anos temos percebido que os resultados muitas vezes duram muito mais, pelo estimulo de colágeno. É o inicio da percepção de um avanço no entendimento dos preenchedores da pele, a Biomodulaçao, que será tema de um post futuro.

Nao existe uma idade mínima ou máxima para realizar o MD Codes. O que deve existir é a indicação correta do procedimento, pois cada pessoa é única, e assim deve ser tratada. Afinal, nao desejamos que todos fiquem com a mesma cara. A diversidade é bela!

A desvantagem do MD Codes é a quantidade de seringas preconizadas: 3, 4, 5, 8, 12 ou mais…  o que muitas vezes se torna inviável para muitos pacientes. Uma maneira de amenizar esses custos é fazer um planejamento, mais a longo prazo, do que se deseja tratar e o resultado final após um ano ou mais é realmente surpreendente.