Marinha formou 30 novos aquaviários para segurança de navegação em Rifaina

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 11:20
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:13
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alunos assimilaram noções navegação e estabilidade da embarcação

Foi realizada na última sexta-feira, a formação de alunos que prestaram o Curso de Formação de Aquaviários ministrado em Rifaina numa parceria da Prefeitura com a Capitania Fluvial do Tietê-Paraná da Marinha do Brasil.

O curso de Formação de Aquaviários Convés e Máquinas teve a finalidade, segundo o prefeito Hugo Lourenço, de garantir segurança e profissionalização aos que labutam diariamente no Rio Grande, que margeia a cidade de Rifaina.

As aulas foi ministradas no auditório da Casa da Cultura Rui Reis e aulas práticas programadas no curso foram realizadas em piscinas e até mesmo na represa do Rio Grande.

NOÇÕES E REGRAS

Durante uma semana, os alunos assimilaram as noções de regras de navegação, estabilidade da embarcação, noções de primeiros socorros, prevenção do meio ambiente, relações interpessoais e responsabilidades sociais.

A certificação obtida pelos formandos possibilita ainda a ascensão na carreira de aquaviário, a depender do tempo de embarque e da realização de novos cursos.

O CIR

O documento que certificou os participantes do curso é a CIR – Caderneta de Inscrição e Registro – de habilitação, identificação e registro de dados pessoais do aquaviário.

A CIR é emitida para prover o portador de identificação a fim de viajar de/ou para uma embarcação, além de registrar o serviço aquaviário.

O CURSO EM RIFAINA

O Curso de Formação de Aquaviários (CFAQ-II C/M – Nível1), destinou-se a habilitar os novos aquaviários a conduzirem e/ou tripularem embarcações de atividade profissional (como por exemplo lanchas ou botes de turismo náutico, pesca profissional, balsas, areeiros etc…

Trinta (30) formandos receberam a Carteira de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado de conclusão do curso, que habilita o profissional a trabalhar na praça de máquinas e no convés das embarcações.

Durante uma semana, os alunos assimilaram as noções de regras de navegação, estabilidade da embarcação, noções de primeiros socorros, prevenção do meio ambiente, relações interpessoais e responsabilidades sociais.


+ Segurança