Marcela Francisco pode ser a nova secretária de Negócios Jurídicos

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 11:15
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:28
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Procuradores municipais poderão entra na Justiça para contestar alterações na atribuição do cargo

​Informações vindas do Paço Municipal dão conta que o prefeito Gilson de Souza (DEM) deverá nomear a advogada Marcela Francisco como secretária de Negócios Jurídicos de Franca.

Um segundo nome cogitado seria do advogado Denílson Carvalho, que já exerceu essa função no governo de Gilmar Dominici (PT). 

Mas a propensão dele aceitar é pequena por conta dos compromissos de seu escritório. 

Denílson é o defensor de Gilson de Souza na Comissão Processante, aberta para apurar denúncias de favorecimento a uma construtora, que pode até cassar o seu mandato de prefeito.

Na prática, Marcela, Denílson ou qualquer outra pessoa que assumir a Secretaria teria de exercer um enquadramento sobre os procuradores municipais, que há algumas semanas têm tido um relacionamento ruim com o prefeito. 

Em especial após os depoimentos de Eduardo Campanaro e Alexandre Trancho na Comissão Processante da Câmara.

A nomeação de Marcela seguiria a lógica, uma vez que ela já exerceu a função de coordenadora de Negócios Jurídicos, mas sua nomeação foi contestada pelo Ministério Público, uma vez que ela era funcionária comissionada e não procuradora de carreira, como determina a Lei Federal e a Constituição do Estado de São Paulo.

Gilson decidiu então mudar as atribuições do já criado cargo de secretário de Negócios Jurídicos, dando poderes para que a advogada exerça o papel de “chefe” de todo o setor jurídico da Prefeitura e, consequentemente, dos 11 procuradores concursados.

A alteração das atribuições do cargo não foram bem digeridas pelos procuradores, que poderão denunciar o caso ao Ministério Público tão logo a nomeação do novo secretário aconteça.


+ Política