Máquina brasileira trata e purifica até 2.700 litros de água poluída por hora

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de dezembro de 2019 às 17:58
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipamento desenvolvido pelo Laboratório de Dessalinização da UFCG realizou primeiros testes

​Uma iniciativa deve melhorar o dia a dia de uma das principais cidades do Nordeste brasileiro. Em Campina Grande, na Paraíba, pesquisadores estão transformando a água poluída do principal açude da cidade em água potável.

O trabalho é do Laboratório de Dessalinização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os testes de tratamento estão sendo realizados no Açude Velho, o principal cartão postal local, que fica bem no coração da cidade. 

O açude tem capacidade de 600 milhões de litros de água e recebe água de esgoto.

O experimento é realizado totalmente de forma natural, sem uso de nenhum tipo de substância. Uma máquina desenvolvida no laboratório utiliza uma membrana de super filtragem que separa a água e seus nutrientes de todas as impurezas e sujeira.

O professor que coordena o projeto é Kepler França. Ele garantiu que as toxinas e eventuais vírus são descartados na filtragem e ainda realizou um teste de potabilidade que indicou que os níveis estão dentro dos recomendados pelo Ministério da Saúde.

“Nós estamos aqui para mostrar para toda a sociedade em nível nacional que nós temos tecnologia para tratar dos reservatórios de águas doces poluídas. 

Essa tecnologia pode e deve ser instalada em outros lugares onde possa minimizar o impacto da sede e da necessidade de água para as pessoas”, disse.

A máquina consegue tratar 2.700 litros de água por hora e precisa somente de energia elétrica para funcionar. O custo de funcionamento é de menos de R$ 1,00 para cada 1 milhão de litros de água tratados.

O objetivo da equipe da UFCG é implantar em breve o tratamento contínuo de forma definitiva das águas do Açude Velho.

]“A ideia é deixar essa água límpida pra melhorar a qualidade de vida dos moradores e o paisagismo da cidade melhorar como um todo. Então, há uma grande perspectiva de montar essa unidade de forma permanente”, disse o professor.

O laboratório é o mesmo que implantou a tecnologia de dessalinização da água que abastece a ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. 

Kepler também foi o coordenador do projeto 16 anos atrás.

Potabilização da água é possível

Outras iniciativas também se destacam por potabilizarem a água, como o sachê de 4 gramas lançado pela P&G que transforma até 10 litros de água em água potável em minutos. 

Os sachês são distribuídos gratuitamente através do projeto Água Pura para Crianças.

Tem ainda a flauta purificadora que limpa as impurezas da água instantaneamente ou a garrafa que trata a água

Ou seja, há inúmeras formas de matar a sede de quem tem necessidade e de preservar o meio ambiente. Que mais iniciativas assim sejam adotadas no mundo todo!


+ Meio Ambiente