MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 21 de janeiro de 2019 às 11:42
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:47
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“A MÚSICA E OS MÚSICOS

ASA BRANCA

Um tema folclórico muito antigo é a origem da toada “Asa Branca” que Luiz Gonzaga conhecia desde a infância através da sanfona do pai. Sempre lhe ocorria a vontade de transformar o tema em uma canção, mas achando-o simples demais, acabava por deixar a ideia de lado. Assim, foi só para atender ao pedido de uma comadre, que se dispôs a gravá-lo, que levou o tal tema pra Humberto Teixeira dar uma “ajeitada”, somando-se aí umas correções numa letra já em fase de construção: “Quando olhei a terra ardendo/ qual fogueira de São João…” E mais : “Quando o verde dos teus olhos/ se espalhar na plantação…” Pronto! Nascia uma obra-prima que viria a ser reconhecida e gravada internacionalmente.

A canção inspirou, nos anos 70, a retomada da música nordestina, em geral, e o culto a Luiz “Lua” Gonzaga, em particular, por iniciativa dos baianos Caetano Veloso e Gilberto Gil. Sua construção melódica, possibilitando boas oportunidades de explorações harmônicas, tem-lhe proporcionado o aproveitamento como peça de concerto.

“Asa Branca” ficou mais conhecida executada no ritmo de baião e outros, de origem nordestina, como no vídeo em destaque, reunindo um punhado de “cobras” da música brasileira. Aprecie!

Fontes : “A Canção No Tempo” – Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello

              Arquivo Pessoal de Dados

Fotos   : Divulgação

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

webradiostudioy.com.br  – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669;  e-mails:[email protected]/  [email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero