MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 15 de outubro de 2018 às 10:09
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:49
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“A MÚSICA E O MÚSICO”

“A LUA E EU” foi escrita por Cassiano e Paulo Zdanowski.

Pioneiro do soul brasileiro, ao lado de Tim Maia, Carlos Dafé, Banda Black Rio, Gerson King Combo e Hyldon, o cantor, músico e compositor Cassiano aprendeu a tocar bandolim e violão com o pai. Na adolescência, ganhou a vida como ajudante de pedreiro. Mais adiante, nos anos sessenta, passou a tocar nas noites do Rio e de São Paulo. Entretanto, em razão de seu comportamento irregular, bem nos moldes do amigo Tim Maia, quase que não conseguiu se firmar profissionalmente. Hyldon e Tim faziam o estilo “músico doidão”, segundo suas próprias palavras mas conseguiram emplacar o grande sucesso “Primavera”, perpetuado pelo segundo.

Corria o ano de 1976 quando Cassiano finalmente chega às paradas como intérprete, com a bela composição “A Lua e Eu”, balada considerada melhor que a primeira, a aclamada “Primavera”, (assinada em parceria com Silvio Rochael): “Mais um ano se passou/ e nem sequer ouvi falar seu nome/ a lua e eu/ Caminhando pela estrada/ eu olho em volta e só vejo pegadas/ mas não são as suas/ eu sei…eu sei.” Composta em 1973, com o seu principal parceiro, Paulo Zdanowski, o Paulinho Motoka, na época com 19 anos, “ A Lua e Eu” se destacaria ao ser incluída na trilha da novela “O Grito”, da TV Globo, sugerida pelo produtor Nelson Mota, vindo a tornar-se uma das canções mais executadas no ano.

Nascido em Campina Grande, na Paraíba, em 16 de setembro de 1946, Cassiano chama-se Genival Cassiano dos Santos, sendo assim, xará de outro famoso artista nascido na mesma cidade, o cantor de forró Genival Lacerda, o que dá a impressão de ser o nome Genival muito comum naquela cidade.

Suas influências vão desde o rhythm and blues de Otis Redding ao soul de Stevie Wonder, passando pelo samba-canção de Lupicínio Rodrigues e o molho de Jackson do Pandeiro, de quem seu pai era amigo.

Além dos sucessos citados, são também de sua autoria, entre tantas outras, as canções “Coleção”, cantada por ele próprio e reeditada na voz de Ivete Sangalo; “Eu amo Você”, na voz de Tim Maia; “Mister Samba”, gravada por Alcione e “Morena”, interpretada por Gilberto Gil.

Fontes: A Canção no Tempo – Jairo Severiano/Zuza Homem de Mello

Revista da Música / Arquivo pessoal de dados.

Fotos: Divulgação


BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

radiovivamanaus.com.br (Web Rádio Studio Y) – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app (16) 9 8223 9669; e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


+ zero