MAIS SOBRE A MÚSICA

Postado em:

“E O TAL DO ROQUENRÔU ?”

O rock começou a ganhar feições brasileiras a partir dos anos 80, com o surgimento de diversos grupos e cantores individuais que passaram a incorporar elementos da música nacional, latina e africana ao que já era padrão, mas com corpo e alma estrangeiros.

O estilo foi ouvido pela primeira vez por aqui na voz de uma cantora chamada Nora Ney. Em 1955 ela gravou o estrondoso sucesso de Bill Halley e Seus Cometas, “Rock Around The Clock”, dando início à consagração do alucinante ritmo entre nós. No final dos anos 50 e início dos 60, então com o surgimento da turma do iê-iê-iê, eram gravadas versões dos sucessos americanos e ingleses, o que continuou com o pessoal da Jovem Guarda sendo Erasmo Carlos um dos artistas mais fiéis ao gênero.

Rita Lee, que muitos chamam de a “avó do rock brasileiro”, apareceu um pouco depois, estreando com Os Mutantes em 1966. Trilhando carreira solo, marcou época com músicas como “Ovelha Negra”, “Jardins da Babilônia”, “Esse Tal de Rock Enrow”, “Erva Venenosa”, “Flagra” e muitas outras.

Outro precursor do rock brasileiro foi o baiano Raul Seixas. Seu primeiro sucesso foi “Ouro de Tolo”, de 1973, mesmo ano em que consagrou “Metamorfose Ambulante”, “Mosca na Sopa” e “Al Capone”, esta em parceria com o futuro escritor de sucesso internacional Paulo Coelho.

Outros hits da carreira de Raul foram “”Gîta” e “Há Dez Mil Anos Atrás”.

Então, a partir dos anos 80 o rock brasileiro se consolidou, despontando com força em especial no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte.

(Não abro mão de você nos próximos posts... Te muito mais!)

Fonte : “Enciclopédia Musical” – Jornal O Estado de São Paulo

Foto : Divulgação

“...E MÚSICOS”

O projeto “Marcos Prado Convida” continua a todo vapor, no Candeeiro Pizza Bar”.

Toda semana, um convidado.

No próximo dia 20 de setembro estaremos ao lado do grande violonista e produtor mais uma vez, com muita honra.

E não abrimos mão de sua presença.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW NA WEB

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto - SP : sexta 22h, sábado 10h e 22h e domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : sábado a quinta 18h e sexta 19h.

webradiostudioy.com.br – Manaus, AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Aguarde www.benychagas.com

Continue enviando suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; WhatsApp (16) 9 8223 9669; e-mails:benychagas@gmail.com/benychagas@benychagas.com


*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras


Artigos Relacionados