MAIS SOBRE A MÚSICA

Postado em:
​“CURIOSIDADES”

Dois tipos de compositores


Nem todos os compositores (estamos falando de compositores clássicos) criam música com a mesma facilidade. Alguns concebem uma idéia de súbito e passam-na diretamente para o papel, sem modificações. Outros, a partir da primeira idéia, podem passar anos amadurecendo-a até darem-se por satisfeitos.

Ao primeiro grupo pertence Wolfgang Amadeus Mozart, que afirmava “não sei de onde vêm nem como me chegam as idéias; em algumas ocasiões fluem abundantes e de maneira bem fácil, quando viajo em carruagem, passeando, ou quando não consigo dormir”.

Ao segundo grupo pertence Ludwig van Beethoven, que anotava suas idéias em um livreto que levava constantemente consigo. A evolução de muitas de suas obras pode ser seguida nas correções de suas cadernetas, em que, às vezes, aparecem até dez tiras de papel coladas sobre uma mesma passagem.

A liberdade do artista

A partir de Beethoven, os grandes compositores deixaram para sempre de ser artesãos a serviço de um patrão nobre, compondo suas obras para serem ouvidas uma vez ou duas, no máximo, em alguma ocasião especial, para converter-se definitivamente em artistas, ou seja, profissionais cujas

obras eram publicadas e vendidas no mercado, que escreviam para um público universal, para a posteridade, sem seguir as ordens de um patrão que o tivesse a seu serviço.

Por isso, diante das cem sinfonias de Haydn e das cinquenta de Mozart, Beethoven escreveu apenas nove em toda a sua vida, porque para ele cada obra era única. Ele sentia que tinha de amadurecê-lae corrigi-la o tempo que fosse necessário, mesmo que durante anos, até estar plenamente satisfeito.

Fontes : Compositores, gêneros e instrumentos – 1980

Fotos : Liga Entretenimento/Divulgação

NOVIDADES NO AR

No meio musical local e no rádio via internet.

É pra muito breve !

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h; 2ª Feira às 20h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto - SP : diversos horários aleatórios

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto - SP : Sexta 22h, Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (19h Brasília).

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030; whats app

(16) 9 8223 9669; e-mails:benychagas@gmail.com/benychagas@benychagas.com.br

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.