MAIS SOBRE A MÚSICA

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 30 de janeiro de 2018 às 08:56
  • Modificado em 29 de outubro de 2020 às 23:53
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

“EU QUERO É BOTAR MEU BLOCO NA RUA”

Noite dessas tive a honra de receber a ilustre visita de meu amigo Ulisses Martins Minicucci, acompanhado da família, prestigiando minhas “Releituras”, no Candeeiro Pizza Bar.

Ulisses Minicucci, além de outras elogiáveis atividades, tem tempo pra ser músico (entenda-se cantor, instrumentista e compositor) dos mais laureados no cenário francano, além de já ter produzido e apresentado um dos mais marcantes programas de TV em Franca.

É dele a consagrada “Fim de Carnaval”, em parceria com o saudoso Mazzo Rodrigues Alves, uma das músicas francanas mais cantadas em carnavais em toda a região.

O ilustre visitante me fez lembrar de uma inesquecível apresentação deste humilde colunista metido a cantor, num certo show musical realizado no longínquo ano de 1972, o “Fransom”, época em que eu integrava o não menos consagrado e inesquecível “Conjunto Atlantis”. Naquela noite interpretei uma recém lançada composição de Sérgio Sampaio, intitulada “Eu Quero é Botar Meu Bloco Na Rua”. Ainda meio desconhecida (só músicos como o Ulisses, antenado nas novidades, a conheciam), despertou a atenção da platéia e, graças a Deus, acho que não fiz feio. Tanto que marcou pro meu amigo músico que me intimou a reprisá-la nessa noite no Candeeiro. E consegui me lembrar de letra, harmonia e música. E ficamos satisfeitos !

Mas, e Sérgio Sampaio ? Quem é ele? Quem foi ele? Cadê ele ?

Sampaio é um dos mais genais compositores que já surgiram na MPB, apesar de, hoje em dia, poucos se lembrarem dele. Além de “Bloco na Rua”, Sampaio, tem composições que nos remetema diversos estilos musicais e poéticos. Dono de uma curta mas consistente e produtiva carreira é elogiado por gente do naipe de Erasmo Carlos, Chico César, Zizi Possi e Lenine entre outros grandes nomes da atualidade.

Vou aplicar um truque aqui : vou te convidar pra ler esta coluna semana que vem, quando vou falar um pouquinho a respeito do autor e cantor e de algumas de suas criações.

Posso te adiantar que o cara é afilhado musical de Raul Seixas e é tido como um dos “malditos” da música brasileira. (Coisas da crítica..!)

Por enquanto, vai aqui um trechinho da música-título desta coluna, que cantei e que são de autoria de Sérgio Sampaio :

“Há quem diga que eu dormi de touca/ que eu perdi a boca/ que eu fugi da briga/ Que eu caí do galho/ e que não vi saída/ Que eu morri de medo quando o pau quebrou…”

“VALORES FRANCANOS”

Reginaldo de Alencar, Ito, Tarciso de Oliveira, Juvenil da Lapa, Gato Naldi, Pirola Chicaroni, Anchieta de Freitas, Pitoco, The Devils of Show, Atlantis, Os Milionários, Conjunto Astral…Alguém aí sabe a respeito ?

São ícones da música de Franca, encravados na memória de muita, muita gente !

Estamos pesquisando pra escrever aqui a respeito desses que são verdadeiros pioneiros no cenário musical desta cidade. Muitos se lembram. Muitos precisam conhecer. Aguardem só mais um pouquinho…

“CANDEEIRO PIZZA BAR”

Está chegando ao fim nossa primeira temporada como show “Releituras”. Temos ainda mais duas apresentações : dias 1º e 8 de fevereiro.

Não podemos deixar, de forma alguma, de agradecer, indistintamente, a todos os que têm nos honrado com suas presenças, nos prestigiando e nos incentivando todas as quintas-feiras.

Nossa apresentação acontece a partir das 20 horas.

Não abrimos mão de sua presença !

O “Candeeiro Pizza Bar” fica na Av. Dr. Antonio Barbosa Filho, nº 809 – Jardim Francano.

Franca – SP.

BENY CHAGAS MUSIC SHOW

Mais Brasil FM – 101,3 Mhz – Franca, SP : sábado e domingo às 10h.

radionovaip.com.br – Ribeirão Preto – SP : diversos horários aleatórios

ponto1000-Brasil.com – Ribeirão Preto – SP : Sábado 10h e 22h e Domingo 12 e 22h.

portalmusicalfranca.com.br – Franca – SP : Domingo a Sexta 18h e Sábado 19h.

Rádio Viva Manaus – Web Rádio Studio Y – Manaus – AM – Domingo 18h (20h Brasília).

Envie suas sugestões para inclusão nos roteiros de programação: (16) 3017-2030, whats app

(16) 9 8192-6052 e-mails:[email protected]/[email protected]

*Esta coluna é semanal e atualizada às segundas-feiras.


+ zero