Mais de mil segurados já fizeram a prova de vida do INSS por biometria

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 22 de agosto de 2020 às 14:17
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:08
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Neste primeiro momento foram convocadas cerca de 62 mil pessoas para participar do teste

Leonardo Rolim: contatos estão sendo feitos por meio de mensagem de texto, e-mail e notificações

O projeto-piloto da prova de vida pelo celular para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou na quinta-feira (dia 20) e já teve 1.253 pedidos protocolados. Desse total, 1.037 já foram concluídos. 

Nesta primeira etapa, serão convidados a participar 500 mil beneficiários de todo o país, sendo 32 mil no Rio de Janeiro.

Em entrevista à Rádio CBN na manhã de sexta-feira (21), o presidente do INSS, Leonardo Rolim, informou que neste primeiro momento o órgão já convocou cerca de 62 mil pessoas para participar do teste da prova de vida por biometria. 

Os contatos estão sendo feitos por meio de mensagem de texto (SMS), e-mail e notificações pelo Meu INSS.

Estes segurados, em sua maioria, já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida. Por isso, é importante que realizem o procedimento, se forem contatados pelo INSS.

Na noite de quinta-feira, segundo Rolim, 418 pessoas haviam protocolado o pedido da prova de vida por biometria e 313 concluíram com sucesso. 

No último balanço informado pela autarquia na noite de sexta-feira, os números já haviam triplicado.

O beneficiário que participar do projeto-piloto e realizar a prova de vida por biometria terá o procedimento efetivado, ou seja, a comprovação será considerada válida (e não apenas um teste), e o segurado não precisará se deslocar até uma agência bancária para fazer a atualização de dados anual.

Neste projeto-piloto, para realizar a prova de vida digital, é preciso que o segurado baixe dois aplicativos, o Meu INSS e o Gov.br. 

No entanto, segundo Rolim, a ideia é que esse procedimento seja simplificado, com todos os passos concentrados em apenas uma plataforma.


+ Tecnologia