Magazine Luiza chega a 1000 lojas físicas e reforça sua estratégia multicanal

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de agosto de 2019 às 22:09
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:45
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Empresa inaugura outras 4 lojas em Mato Grosso, além de 2 em Goiás, uma em Minas Gerais e outra no RS

O Magazine Luiza, uma das maiores plataformas
virtuais focadas em varejo, inaugura, nesta quinta-feira, 22 de agosto, sua milésima loja
física. O evento é simbólico — não apenas por representar a abrangência e a
capilaridade da rede –, mas sobretudo pela integração das unidades físicas à
estratégia de multicanalidade adotada pelo Magalu e pela transformação de suas
funções nos últimos anos. A milésima loja física da empresa está localizada em
Franco da Rocha, município da região metropolitana de São Paulo, e é a 38ª
unidade aberta pela empresa em 2019. Nesta semana, o Magalu também inaugura
outras quatro lojas no estado do Mato Grosso, além de duas em Goiás, uma em
Minas Gerais e outra no Rio Grande do Sul . Em setembro, 49 unidades serão
abertas no Pará.

“O Magalu vem mostrando que aqueles que
acreditavam no fim das lojas físicas estavam errados”, diz Frederico
Trajano, CEO da companhia. “Elas são um pilar fundamental de nossa
estratégia digital ao estabelecer um relacionamento pessoal com o cliente e
atuar como centros de distribuição remotos, instalados em todo o país. Com as
lojas físicas, conseguimos chegar de forma eficiente onde poucas empresas
chegam.”

Frederico Trajano, CEO do Magazine Luiza (Foto: IstoÉ Dinheiro)

Com a entrada no Mato Grosso e no Pará, o
Magalu passa a estar presente fisicamente em mais de 700 cidades brasileiras. O
serviço de Retira Loja, que permite que as compras feitas pelo app ou pelo site
sejam retiradas nos pontos físicos em até dois dias, já representa 40% do total
de entregas feitas pela companhia.

Parte do movimento de integração de todas as
plataformas do Magalu desde o ano passado, as lojas vêm sendo transformadas em
shoppable distribution centers, nos quais cerca de 30% do espaço é destinado a
estocar tanto produtos do Magalu (o chamado 1P) como itens vendidos pelos 8 mil
sellers que fazem parte do marketplace da companhia (3P). Atualmente, mais de
300 lojas têm esse formato.

A integração entre unidades físicas e canais
digitais funciona plenamente no front das vendas. O Magalu emprega, hoje, mais
de 12 000 vendedores que, a partir de 2015, passaram pelo processo de
transformação digital. Equipados com smartphones e com o sistema de Mobile
Vendas, desenvolvido pelo Luizalabs, eles podem vender produtos da loja e do
site, inclusive os itens oferecidos pela Netshoes — e-commerce de artigos
esportivos, calçados e roupas, adquirido pelo Magazine Luiza em junho deste
ano. O cartão Luiza também pode ser emitido pelo Mobile Vendas e um um POS
permite que os vendedores façam a cobrança e emitam a nota fiscal. Com a
digitalização da equipe, o tempo de venda nas lojas físicas caiu de 40 para 5
minutos.

Mil reais de desconto na loja mil
Para marcar a abertura de sua milésima loja, o
Magazine Luiza fará uma ação de descontos em sua nova unidade de Franco da
Rocha. A empresa distribuirá pela cidade 15 000 “raspadinhas”. Cada
uma delas garantirá, no dia da inauguração, descontos que vão de 10 reais a
1000 reais ou prêmios como suporte para smartphones, necessaires, toalhas e
canecas.

A nova loja do Magazine Luiza, em Franco da
Rocha, está localizada na Rua Coronel Domingues Ortiz, 101 – Lote 24 – Quadra
02, no Centro.


+ Economia