Líder do Campeonato Holandês, PSV é primeiro adversário do Corinthians

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 13 de dezembro de 2017 às 16:38
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:29
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Equipes se enfrentam no dia 10 de janeiro, pela Flórida Cup, nos Estados Unidos

De férias após um ano vitorioso em 2017 – que contou com os títulos do Campeonato Paulista e Brasileiro –, o Corinthians começa 2018 em Orlando, na Flórida, nos Estados Unidos, onde pelo quarto ano consecutivo disputa a Flórida Cup. Serão dois compromissos contra oponentes europeus. O primeiro acontece no dia 10 de janeiro, no Orlando City Stadium, diante do PSV (HOL).

Fundado em 31 de agosto de 1913 (104 anos), o clube de Eindhoven é o segundo maior clube da Holanda, somente atrás do Ajax. São 23 títulos nacionais conquistados, além de outras nove taças da Copa da Holanda, 11 Supercopas da Holanda e uma Copa da Uefa (atual Liga Europa) em 1977/78.

Mas o ponto alto da história do PSV aconteceu durante a temporada 1987/88. Sob o comando do hoje ex-treinador Guus Hiddink, a equipe conquistou o mais importante título europeu diante do Benfica (POR). Após o empate sem gols, a equipe holandesa sagrou-se campeã nas penalidades máximas.

Nesta temporada, o PSV começou frustrando seus torcedores. Nos play-offs da Liga Europa, o gigante holandês caiu para o modesto NK Osijek, da Croácia, perdendo no Philips Stadion, casa do clube, por 1 a 0, mesmo placar no jogo de volta.

Com apenas competições nacionais para disputar, a equipe segue bem. Na Eredivise (Campeonato Holandês), o PSV lidera após as primeiras 15 rodadas. São 39 pontos (13 vitórias e somente duas derrotas), cinco a mais que o AZ, segundo colocado, e a sete do rival Ajax, terceiro na tabela.

Na copa nacional, a KNVB Beker, os “Boerens”, como são conhecidos, estão nas oitavas de final, e encaram o VVV-Venlo, também da primeira divisão, no próximo dia 20.

Para ficar de olho

Comandados por Cocu, ex-jogador do clube e da Seleção Holandesa, o PSV possui jogadores de destaque no seu elenco, principalmente no setor ofensivo. Em uma temporada em que Luuk de Jong não mostra o faro de gol habitual, o compatriota Jürgen Locadia e o mexicano Hirving Lozano, aparecem como artilheiros do nacional com nove e 10 gols, respectivamente.

No meio de campo, o destaque é Marco Van Ginkel. O garoto de 25 anos, emprestado pelo Chelsea, é o responsável por armar as jogadas da equipe. No gol, Jeroen Zoet, convocado constantemente para a Seleção Holandesa, é quem comanda a defesa.

Além de Zoet, outros jogadores também estão habituados a defenderem seus países. Enquanto Jürgen Locadia, Marco Van Ginkel e Adam Maher se juntam ao goleiro na Holanda, Santiago Arias (que serviu a Colômbia na Copa do Mundo de 2014), Gastón Pereiro (Uruguai), Hirving Lozano (México) e Albert Guðmundsson (Islândia) foram convocados pelo menos uma vez em suas carreiras.


+ Futebol