Leia o que diz a Santa Casa sobre a morte nesta 6ª, atribuida ao Covid-19

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de março de 2020 às 16:26
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entidade faz um relato pormenorizado da internação de um paciente de Restinga que morreu no hospital

O Grupo Santa Casa de Franca enfatiza que até o momento não houve nenhum caso confirmado de COVID-19.

E tranquiliza a população no sentido de que a instituição é a maior interessada em divulgar qualquer caso para a população através dos veículos de comunicação, justamente para trabalhar em favor da segurança de toda a sociedade. 

E ainda, os hospitais do Grupo estão preparados, juntamente com seus profissionais atuando dentro das normas técnicas de segurança, tanto de profissionais quanto de pacientes, inclusive com uma ala específica de enfermaria e UTI para atender possíveis casos relacionados à COVID-19.

Quanto ao caso veiculado exaustivamente neste dia, cumpre à instituição esclarecer: o paciente deu entrada no Hospital do Coração dia 16/03/2020, vindo de Restinga.

Veio regulado através da CROSS com hipótese diagnóstica de insuficiência cardíaca congestiva; era portador de doença cardiovascular prévia (02 infartos), HAS (Hipertensão Arterial Sistêmica) e tabagismo prévio de longa data.

O mesmo realizava tratamento cardiológico na USP de São Paulo. Devido à piora do quadro, apesar de não ser considerado como caso suspeito (pelo protocolo do Ministério da Saúde), por precaução e orientação do Centro de Vigilância Epidemiológica e da nossa Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, o paciente foi colocado em leito de isolamento (com toda paramentação de segurança recomendada) e realizado exame também para COVID-19. 

O paciente foi intubado, dia 17/03/2020, preventivamente, com sistema fechado de ventilação e com todo suporte clínico que o caso requeria. 

Apesar de todo o suporte intensivo dado, o paciente evoluiu para piora do quadro clínico, sendo necessária a prescrição de medicamentos vasoativos em altas doses, não respondendo a toda a terapia prescrita e possível no caso, evoluindo para óbito no dia de hoje, 20/3/2020.

A diretoria da Santa Casa pede à população que acompanhe os fatos postados pela instituição e enviados a veículos sérios de comunicação, comprometidos com a verdade e não com notícias alarmantes e irresponsáveis.


+ Saúde