Laboratório das Artes de Franca doa mais de 2 mil gibis para a Unesp Franca

  • Entre linhas
  • Publicado em 21 de março de 2020 às 10:41
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Gibiteca conta com autores premiados e consagrados como Hal Foster (Príncipe Valente) e Charles Schulz

A Gibiteca do Lab – Laboratório das Artes de Franca, com mais de 2,2 mil exemplares de Histórias em Quadrinhos para adultos está em casa nova: a Biblioteca da UNESP de Franca.

Autores premiados e consagrados como Hal Foster (Príncipe Valente), Charles Schulz (Peanuts), Quino (Mafalda), Gilbert Sheldon (Freak Brothers) Laerte (Piratas do Tietê), Angeli (Rê Bordosa), Ziraldo (Pererê), Milo Manara (O clic), Moebius (Blueberry), Frank Miller (Sun City), Dave Gibbons, Will Eisner (The Spirit), Otomo (Akira), Alan Moore (Whatchmen), Jaguar e Millôr (do Pasquim), Henfil (Fradinhos), Hugo Pratt (Corto Maltese), Robert Crumb (Mr. Natural), Milton Caniff (Steve Cannon), Alex Raymond (Flash Gordon), Liberatore (Ranxerox), Uderzo & Goscinny (Asterix), Dahmer (Os malvados), André Toral (Chamigo brasileiro) e muitos, muitos outros craques do desenho vão finalmente ter suas obras preservadas num local com acesso público adequado para leitura, pesquisa e consulta.

Trata-se de um velho sonho dos criadores do Lab – Atalia Rodrigues Alves e Mauro Ferreira -, a incorporação de seus acervos a instituições públicas que de fato preservem com competência e seriedade a história e a cultura local.

Uma longa negociação com a direção do campus da UNESP local, através de seu diretor Murilo Gaspardo, chegou a bom termo e a doação do acervo à UNESP foi a melhor solução para salvaguardar este rico patrimônio cultural, que permanecerá à disposição de todos os interessados na cidade assim que o material for catalogado.

Oportunamente, a UNESP Franca informará a população sobre a inauguração festiva da Gibiteca do Lab na Biblioteca da UNESP.


+ Cultura