Jovens brasileiros apostam em investimentos pensando no futuro, diz pesquisa

  • Entre linhas
  • Publicado em 12 de agosto de 2019 às 23:50
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Poupança foi identificada como o investimento mais conhecido e o consórcio ficou em segundo lugar

Planejar o futuro é um exercício saudável e deveria fazer parte do cotidiano de todos nós. No século XXI, onde as informações estão ao alcance de um clique, é comum ver jovens com seus smartphones e tablets interagindo em redes sociais, jogando, estudando, pesquisando e até mesmo trabalhando.

E, muitos desses jovens estão pensando no futuro…

A palavra ‘investimentos’ já faz parte do cotidiano da galera que, acostumada a se informar através das novas tecnologias, tem buscado cada vez mais informações sobre os variados tipos de investimentos. Uma pesquisa recente buscou identificar o comportamento dos jovens e suas expectativas para o futuro.

O estudo levou em consideração as expectativas e realização dos desejos através de atitudes financeiras. Também verificou questões que envolvem projetos familiares, bem como projetos pessoais; além de situações sociais e forma de vida dos jovens.

Mais de 1.600 entrevistas foram realizadas com jovens de todo o Brasil, incluindo pessoas de todas as classes sociais, envolvendo casados e solteiros. Foram divididos dois grupos, um de 18 a 24 anos e outro de 25 a 34 anos. E os grupos foram bastante semelhantes, quando perguntados sobre ‘investimentos’.

A poupança foi identificada como o investimento mais conhecido entre os jovens dos grupos. Já o consórcio ficou em segundo lugar entre os jovens de 25 a 34 anos; e em terceiro lugar no grupo de 18 a 24 anos. Quando questionados sobre a origem do conhecimento referente a consórcio, 57% dos entrevistados disseram que as primeiras informações vieram de familiares e amigos. A Internet também foi identificada como fonte recorrente de informação sobre a modalidade.

Para Vinícius Basile, gerente administrativo do Valor Consórcios, a pesquisa revela que boa parte dos jovens está preocupada com o futuro. “Percebemos uma boa parcela dos jovens preocupada com o futuro e muitos deles buscam no consórcio uma alternativa viável de investimento. Quando questionados qual seria a probabilidade de compra de consórcio no futuro, 53% do público de 25 a 34 anos; e 46% entre 18 a 24 anos, sinalizaram de forma positiva”, diz.

O gerente administrativo do Valor Consórcios ainda informou que 19% dos entrevistados elencaram o fator “confiança”, na escolha pelo consórcio. A pesquisa ainda detectou o baixo risco, valores das taxas, facilidade e a indicação de amigos como sendo relevantes para a aquisição de consórcio. Outras informações mais sobre consórcios podem ser obtidas através do site e das redes sociais da empresa Valor Consórcios, ou pelos seguintes contatos: (22) 3811-0600 / 3824-6060 / 99794-0847 WhatsApp.

SOBRE A PESQUISA

A pesquisa foi encomendada pela ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios) e o estudo foi realizado pela Quórum Brasil, tendo um grupo de 1.600 jovens como amostragem. Os grupos foram divididos em dois subgrupos de 800 entrevistados, sendo um de 18 a 24 anos; e outro de 25 a 34 anos. Levando-se o gênero em consideração, 49% dos entrevistados eram do sexo masculino e 51% pertenciam ao sexo feminino.