João Doria afirma que São Paulo superou pior momento da pandemia

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 28 de agosto de 2020 às 17:28
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Nenhuma região foi rebaixada de fase na atualização desta sexta-feira (28) no âmbito do Plano São Paulo

Segundo João Doria, nas últimas duas semanas, São Paulo apresentou queda de 20% no registro de óbitos.

O governador de São Paulo, João Doria, disse nesta sexta-feira (28) que o estado já superou o pior momento da pandemia do novo coronavírus (covid-19). 

Desde o primeiro caso confirmado no país, registrado no dia 26 de fevereiro, a pandemia já completou seis meses e o estado se confirmava como o epicentro do número de casos e de óbitos do país.

Segundo Doria, nas últimas duas semanas, São Paulo apresentou queda de 20% no registro de óbitos. 

“Os números desta semana indicam uma nova redução na média de casos e óbitos. Na média móvel de 14 dias, temos uma redução de mais de 20% no registro de óbitos”, afirma. 

Segundo Dória, “a perspectiva, no atual cenário epidemiológico, é de que estamos, de fato, iniciando a descida do platô [pico alto contínuo]. É bem provável que o quadro mais crítico dessa pandemia nós tenhamos superado com convicção”, disse.

O estado vem apresentando queda no número de óbitos nas últimas três semanas. Os números desta semana, que corresponde à 35ª Semana Epidemiológica, ainda não estão finalizados (a semana se encerra no sábado), mas já apontam uma redução de 11% nos óbitos. 

Na 34ª Semana Epidemiológica foram computadas 1.612 novas mortes, uma média de 230 óbitos a cada dia, queda de 9% em relação à semana anterior, com 152 mortes a menos.

Apesar da queda de óbitos no estado, a média móvel se mantém acima de 200 mortes por dia desde a 22ª Semana Epidemiológica (entre os dias 24 e 30 de maio). 

Apesar do melhor cenário da pandemia no estado, ainda é importante manter as medidas de distanciamento social e de higiene, ficando em casa sempre que possível.  

Além da queda no número de óbitos, o estado vem apresentando também queda no número de novas internações e de novos casos. Na 35ª Semana Epidemiológica o estado vem apresentando queda de 10% nas internações e de 5% nos casos.

Na semana passada (34ª Semana Epidemiológica), a média móvel de novas internações foi de 1.550 por dia, semelhante a números obtidos em maio, na 21ª Semana Epidemiológica (entre os dias 17 e 23 de maio). Na semana anterior, na 33ª Semana, a média por dia era de 1.658 novas internações.

Quanto aos casos, foram computados 51.714 casos na 34ª Semana Epidemiológica, o que dá uma média móvel de 7.387 casos por dia, redução de 31% em relação à semana anterior.


+ Saúde