Jardim Paineiras terá sede de unidade de assistência preventiva em saúde

  • Entre linhas
  • Publicado em 7 de março de 2019 às 19:08
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Atendendo 2,7 mil pessoas, Estratégia de Saúde da Família passa a contar com prédio próprio no bairro

​A Prefeitura de Franca programou para a tarde dessa sexta-feira, às 15h30, a inauguração das instalações próprias do ESF-Jardim Paineiras, na região Norte da cidade. 

Essa repartição, cuja sigla significa Estratégia de Saúde da Família, é uma unidade de assistência preventiva em saúde, cujo modelo de atendimento tem um foco diferenciado, de acompanhar e oferecer atendimento ao morador da região antes que ele fique doente, mantendo mediante o cadastramento prévio das famílias, um relacionamento continuado e mais próximo.

Funcionando nessa região da cidade há cerca de duas décadas, inicialmente com o nome de PSF (Posto de Saúde da Família), sempre esteve instalado em prédios alugados. 

A partir de uma ampla reforma nas instalações onde no passado funcionou uma Escola Infantil que acabou desativada, a Secretaria de Saúde fez a opção de no local montar o Estratégia da Família, na rua Marcos Granzotti, 4725, num local mais bem centralizado no bairro e portanto, de fácil acesso a todos.

Levará o nome de dona ‘Elvira Neto Cordeiro’, mãe dos ex-vereadores Luiz Antônio Cordeiro e José Carlos Théo Maia Cordeiro.

Estrutura do equipamento

O prefeito Gilson de Souza reitera o quanto é importante fazer a medicina preventiva, uma característica dos profissionais que atuam no Estratégia de Saúde da Família. 

Ele diz que com o acompanhamento dos moradores é possível evitar o agravamento de determinadas doenças e por consequência, reduzir a procura pela assistência curativa na rede de 16 Unidades Básicas, nos Prontos Socorros e nas UPAs.

No Jardim Paineiras, conforme dados dos responsáveis, cerca de 2,7 mil pessoas estão cadastradas no programa, de um total de 760 famílias residentes no Paineiras, São Domingos, Capitão Heliodoro e adjacências. 

A Prefeitura mantém no bairro dois médicos, sendo uma médica clínica geral do Programa Mais Médicos, uma enfermeira, quatro agentes comunitários de saúde, dois técnicos de enfermagem e dois outros profissionais responsáveis pelas áreas administrativa, conservação e limpeza.

Além do Jardim Paineiras a Prefeitura conta com outros 4 Estratégias da Família em imóveis próprios e mais de 10 equipes de Saúde da Família dentro das Unidades Básicas.


+ Saúde