Janeiro Branco, mês de promover a saúde mental, pode ser campanha geral

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 9 de novembro de 2019 às 18:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Projeto nesse sentido foi aprovado pela Comissão de Constituição e agora segue para o Senado Federal

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal aprovou o Projeto de Lei 1836/19, que institui a campanha Janeiro Branco, que dedica o mês à promoção da saúde mental.

Como tramita em caráter conclusivo, a proposta deve seguir para o Senado, a menos que haja recurso para análise do Plenário.

Ainda que não oficial a nível nacional, o Janeiro Branco é uma campanha que merece atenção. 

A campanha objetiva mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, mudando a compreensão cercada de tabus sobre a saúde mental e promovendo mais possibilidade de saúde mental a todos os indivíduos e a sociedade como um todo.

O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade e ainda há muito tabu em volta do tema. É preciso compreender o conceito de saúde mental de forma ampliada, como um estado de equilíbrio que proporciona bem-estar ao indivíduo e a sociedade como um todo.

Com essa ideia em mente, o Janeiro Branco pretende colocar o tema da saúde mental ao máximo em evidência durante esse primeiro mês do ano, fazendo com que as pessoas reflitam, discutam e atualizem suas ideias sobre o que é a saúde mental na verdade.

A sociedade tem um número que cresce cada vez mais de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico e até agressividade e desrespeito. 

Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais de sua vida. 

Por isso, os psicólogos pretendem falar muito sobre o assunto durante o mês de janeiro,  e esclarecer todas as dúvidas que as pessoas possam a ter.


+ Saúde