IPEM encontra erros em 10% dos itens analisados na Capital e no Interior

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de dezembro de 2018 às 04:24
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Operação “Pente Fino” avaliou o peso de produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), órgão do Governo do Estado e delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, realizou em todo o Estado de São Paulo, entre os dias 26 de novembro e 6 de dezembro, a operação “Pente Fino”, que avaliou produtos em supermercados de pequeno, médio e grande porte.

As ações tiveram como objetivo fiscalizar se o peso indicado na embalagem de itens pré-medidos (ou seja, pesados sem a presença do consumidor) era correspondente ao peso real do produto.

No Estado, a operação “Pente Fino” avaliou 392 produtos (aves e carnes típicas das ceias de fim de ano, como peru, chester, tender, presunto, pernil, pescados e carnes em geral, além de cereais, pães, panetones, frutas in natura e secas), dos quais 39 (10%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.

Os estabelecimentos autuados têm 10 dias para apresentar sua defesa ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem variar entre R$ 100 e R$ 1,5 milhão.

A operação fez parte de um conjunto de ações de intensificação das fiscalizações rotineiras do IPEM-SP, com o objetivo de identificar irregularidades em produtos e garantir que o consumidor não seja prejudicado nas compras de final do ano.

Confira a tabela com as irregularidades encontradas na capital e interior, acessehttps://tinyurl.com/yav4gts5

Em 2017, durante a mesma operação, foram analisados 761 produtos, dos quais 74 (10%) apresentaram peso inferior ao indicado na embalagem.

Orientação para o consumo

O IPEM-SP disponibiliza para download o Guia Prático de Consumo, que traz dicas ao consumidor sobre o que observar na hora da compra de produtos embalados, têxteis, eletrodomésticos, itens que devem trazer o selo do Inmetro e também a utilização de balanças disponíveis em supermercados, padarias, açougues e outros tipos de comércio. Para o download do guia acesse http://goo.gl/jYpCEk, aproveite e conheça outras publicações do IPEM-SP no link: http://goo.gl/Waw0P1.


+ Economia