INSS: Saiba como será a reforma para quem quer se aposentar atualmente

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de setembro de 2019 às 15:34
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 19:52
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A reforma da Previdência poderá colocar o trabalhador, que está na casa dos 50 anos, numa difícil decisão

A reforma da Previdência em discussão no governo poderá colocar o trabalhador, que hoje está na casa dos 50 anos, a uma difícil decisão.

Ele pode aposentar-se imediatamente, mesmo perdendo grande parte do benefício devido à aplicação do fator previdenciário, ou esperar alguns anos para ter direito a um cálculo mais vantajoso. 

Se comparado ao fator previdenciário, o cálculo da reforma será, de fato, mais vantajoso.

No Senado é discutido que, após a reforma, serão garantidos 60% da média salarial para segurados que se aposentarem com tempo de contribuição entre 15 e 20 anos. 

Cada ano a mais de contribuição vai acrescentar 2% da média salarial ao benefício.

Por exemplo, um homem que tem 56 anos de idade e 36 anos de contribuição junto ao INSS, teria um aposentadoria de 92% da sua média salarial após a reforma da Previdência. 

Hoje, com o fator previdenciário, a aposentadoria seria de 72% da média salarial, conforme  cálculos do advogado Pedro Santos, assessor do Instituto de Estudos Previdenciário (IEPREV), conforme veiculado no Jornal Agora.

No entanto, só terá direito ao cálculo mais vantajoso quem atingir os requisitos para entrar em uma das regras de transição da reforma.

No caso de um homem que tem 56 anos, por exemplo, o direito ao novo cálculo só seria alcançado em 2023.

“Não vai dar para pedir o melhor dos dois mundos, que seria ter o cálculo mais vantajoso da reforma e a regra de acesso à aposentadoria válida hoje”, diz o presidente do Ieprev, Roberto de Carvalho Santos.


+ Trabalho