Índice Glicêmico e Emagrecimento

  • Nutrição em Prática
  • Publicado em 21 de dezembro de 2017 às 11:20
  • Modificado em 8 de abril de 2021 às 14:25
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De maneira sucinta, o ÍNDICE GLICÊMICO (IG) é a velocidade com que o carboidrato é quebrado e absorvido para chegar na corrente sanguínea. Quanto mais rápido esse processo acontecer, maior será o IG do alimento.

O problema é que quanto mais rápido o carboidrato chega no fígado (em quantidades consideráveis ), maior é a facilidade de conversão em GORDURA.

Por isso, os alimentos com baixo IG são mais interessantes. ” Ah, então quer dizer que não posso comer alimentos de alto IG?” Não pessoal, pode comer! Mas é importante usar algumas técnicas para controlar esse índice:  Fontes de proteína, gordura e fibras tendem a retardar o IG (ex: cuscuz + coco; batata inglesa + azeite + salada + carne; tapioca + gergelim + ovo)

Preferir as frutas do que os sucos, pois nos sucos as fibras se encontram dissociadas e isso aumenta o IG. E no caso de fazer sucos, usar verduras (couve, cenoura..) e evitar o açúcar. Quando consumir frutas, associar com gorduras e fibras ( castanhas, óleo de coco, amêndoas, chia, linhaça, coco, abacate, aveia…)

E lembrar que os alimentos de alto IG devem ser consumidos em pequenas porções.

*Essa coluna é semanal e atualizada às quartas-feiras.


+ zero