Impasse deixa cerca de 600 mil segurados à espera de perícia no INSS

  • Bernardo Teixeira
  • Publicado em 19 de setembro de 2020 às 12:10
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 21:14
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entidade de classe diz que retorno acontecerá depois que eles próprios vistoriarem as condições de trabalho

De um lado, a Secretaria de Previdência. Do outro, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANPM). No meio dessa queda de braço, o cidadão que depende do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é quem paga o pato. 

O órgão do Ministério da Economia enviou 480 notificações individuais para profissionais da categoria voltarem imediatamente ao trabalho presencial, uma vez que foi reaberto o agendamento deste serviço em 153 agências de atendimento em todo o país. 

Mas a entidade de classe já avisou que o retorno só acontecerá depois que eles próprios vistoriarem as condições de trabalho e de proteção contra a contaminação pelo novo coronavírus em cada unidade.

Cerca de 600 mil pessoas estão à espera de perícia no INSS em todo o Brasil. O serviço presencial nas agências foi suspenso devido à pandemia do novo coronavírus e retomado esta semana, mas os peritos se recusaram a voltar alegando falta de adequação das agências aos protocolos de segurança contra a Covid-19.

Segundo a Secretaria de Previdência, caso algum perito convocado e apto ao trabalho presencial não comparecer para o serviço segunda-feira sem justificativa terá registro de falta não justificada, que implica em desconto da remuneração e pode resultar em processo administrativo disciplinar. 

A lista das agências que são consideradas liberadas para o serviço de perícia pelo órgão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (18).

O presidente da ANPM, Luiz Argolo, disse nesta sexta-feira, em entrevista ao programa “Estúdio i”, da Globonews, que a categoria poderá voltar ao trabalho na próxima quarta-feira. Segundo ele, os peritos vão fazer vistorias nas agências do INSS no início da semana que vem.

‘Dá para fazer a vistoria na segunda e terça-feira e, estando adequadas, na quarta-feira o atendimento será restabelecido”, disse Argolo, que ressaltou que a preocupação da categoria é garantir a segurança dos médicos e dos segurados do INSS. 

“Estando todos os itens de segurança em conformidade, a perícia volta. Ninguém está fazendo movimento irresponsável ou político não”.

Na sexta-feira, o governo começou a trocar a equipe da Subsecretaria Nacional de Perícia Médica Federal, na tentativa de voltar a realizar a perícia nas agências do INSS. 

Foi publicada no DO a nomeação de Filomena Maria Bastos Gomes para comandar o órgão, no lugar de Vanessa Justino, que estava no cargo interinamente desde agosto. Toda a diretoria do órgão deverá ser exonerada nos próximos dias.


+ Cotidiano