Ícones da limpeza, uma categoria comemora hoje (16) um dia muito especial

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 16 de maio de 2020 às 17:23
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:43
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Profissionais estão na linha de frente de riscos sanitários e ambientais ao trabalharem pela limpeza de ruas

Hoje, 16 de maio, é um dia muito especial para uma categoria de profissionais que também está na linha de frente da pandemia do Coronavirus em Franca. 

Os garis que trabalham em Franca e nos muicípios da região devem receber as homenagens pois estão todos os dias recolhendo os resíduos sólidos deixados nas guias e ruas.

Em contato direto com muitos produtos que possam colocar sua vida em risco, os garis são trabalhadores humildes e lutam para levar o pão a suas famílias. 

A produção de resíduos sólidos nas cidades é crescente, o que torna a área de limpeza urbana cada vez mais importante e necessária.

“Se não fosse o gari, por exemplo, não teríamos nossas ruas, praças e avenidas limpas, pois é ele o responsável por coletar e dar o destino adequado ao lixo urbano”, afirma o representante de exportação Edson Cervi.

Pessoa que já visitou vários países e que tem um carinho muito especial pelos profissionais que se entregam no trabalho público, como os garis, Cervi pede a atenção de todos pela proteção desses trabalhadores.

Segundo a fisioterapeuta, Julia Felix de Souza, infelizmente, eles passam desapercebidos pela sociedade, mesmo sendo essenciais para a manutenção do nosso bem-estar e conforto. 

O seu empenho, zelo e capricho na limpeza urbana permitem que todas as pessoas possam usufruir de uma cidade limpa e aprazível, onde as crianças podem brincar tranquilamente pelas ruas.

Teresinha Souza, explica que muitos recebem o carinho das donas de casa, mas é difícil lembrar a data para homenageá-los. “Isso ocorre sempre no final do ano”. 

O DIA 

O dia do gari surgiu para homenagear Aleixo Gary, empresário francês que, em 1876, foi responsável pelo contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza do Rio de Janeiro. 

O trabalho consistia na coleta de lixo das praias e das residências, além do transporte dos resíduos para a Ilha de Sapucaia. Em 1891, o contrato foi extinto, mas Luciano Gary, primo de Aleixo, garantiu sua renovação.

Após várias décadas, em 16 de maio de 1962, a categoria profissional gari foi reconhecida. Daí a comemoração do dia do gari nessa marcante data. 

O Jornal da Franca envia os parabéns a todos os garis por tornarem Franca um ótimo lugar para se viver!


+ Trabalho