Iansa faz campanha para incentivar doações de cabelos para pacientes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 28 de julho de 2018 às 00:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:54
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Entidade investe no programa “Solidariedade em Fios, doe cabelo, doe autoestima”

​O Iansa – Instituto de Apoio Nossa Senhora Aparecida – que apoia pacientes de câncer e seus familiares, realiza a campanha “Solidariedade em Fios, doe cabelo, doe autoestima”.

O objetivo é incentivar a população a doar cabelos para serem utilizados na confecção de perucas para pacientes de câncer que sofrem com a queda de cabelos em razão dos tratamentos contra a doença.

Para entrar em contato com a instituição, os francanos podem ir pessoalmente no IANSA ou telefonar no número 3702-4042, ou no Centro de Voluntários de Franca.

A perda acontece porque a terapia age indiscriminadamente em todas as células do corpo, não apenas nas cancerígenas, atingindo em especial as que se multiplicam com rapidez, como as localizadas nos folículos pilosos.

Os tipos de câncer que exigem tratamento mais “agressivo”, como o de mama, leucemias e linfomas, são muitas vezes combatidos com remédios que ocasionam a queda, o que nem sempre ocorre.

A queda dos cabelos não é imediata e começa a acontecer de 14 a 21 dias após a primeira sessão de quimioterapia. Os fios voltam a nascer cerca de 90 dias depois do fim do tratamento, em alguns casos um pouco mais crespos.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, não importa se o cabelo tem química ou é tingido, mas é importante avisar o cabeleireiro que o objetivo do corte é a doação dos fios.

O cabelo deve estar totalmente seco e limpo, para não correr o risco de mofar, e preso a um elástico, para assegurar que os fios não se soltem. O corte deve ser feito um dedo acima do elástico.

É importante destacar que o cabelo deve ser seco naturalmente, sem chapinha, escova ou secador. Dificilmente o cabelo de uma única pessoa preencherá uma peruca, portanto é mais fácil buscar mechas de tom semelhante em cabelos naturais, sem tintura. 

Após cortados, a orientação é que os fios sejam colocados em um saco plástico e que x’nunca encostem no chão, para evitar a proliferação de micro-organismos, como bactérias e fungos, que podem fazer o cabelo mofar.


+ Saúde