Helinho recorda história no Vasco, adversário deste sábado do Franca Basquete

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 12 de janeiro de 2018 às 22:14
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Helinho fez parte do projeto campeão do Vasco da Gama, que construiu na época sua tradição no basquete

Atual treinador do Sesi Franca Basquete, Helinho Garcia possui uma relação especial com o Vasco da Gama, adversário deste sábado (13/01), na Arena Carioca 1, às 13h30, com transmissão ao vivo na Band. 

Nos tempos de jogador, o ex-armador atuou pela equipe cruzmaltina em 2000 e 2001 e foi campeão nacional em ambos os anos, o que o estabeleceu como um grande ídolo por lá.

Ao lado de seu pai, o lendário técnico Hélio Rubens, o antigo camisa 4 vascaíno deixou a cidade de Franca, onde nasceu e foi criado, pela primeira vez na carreira para fazer parte do projeto campeão do Vasco da Gama, que construiu ali a maior parte de sua tradição no basquete. Agora, reencontrará mais uma vez o clube carioca.

“Sempre muito bacana jogar contra o Vasco. Recebo muito carinho da torcida, dos funcionários, por tudo que vivemos no clube, pois foram anos muito especiais. Apesar de estar jogando contra, é sempre muito prazeroso rever os amigos que deixamos lá, mas principalmente receber o carinho das pessoas que viveram os momentos especiais que tivemos junto com o Vasco”, disse Helinho.

Em um elenco estrelado com Rogério Klafke, Demétrius, Vargas, Sandro Varejão, Charles Byrd e o “garoto” Nenê Hilário, Helinho fez parte dos mais áureos tempos da bola laranja do Gigante da Colina, que havia sido bicampeão sul-americano dois anos antes. De tantas glórias e conquistas, o time passou a ser chamado de “Gigante do Basquete”, apelido usado até hoje pelos torcedores.

Segundo Helinho, os momentos mais marcantes com a camisa cruzmaltina certamente foram os dois títulos nacionais, em 2000 e 2001, em que bateu o Franca nas duas semifinais. Com isso, levantou seu quinto troféu brasileiro na carreira, já que havia sido tricampeão consecutivo pelo Franca nos anos anteriores – 1997, 1998 e 1999. Mais tarde, em 2005, ele ainda conquistaria mais um brasileiro, pelo Uberlândia (MG).

“Com certeza os dois títulos brasileiros foram os momentos mais marcantes da minha passagem no Vasco. Um foi em cima do Flamengo e um sobre o COC Ribeirão Preto. Foram momentos ímpares porque eram muito equilibrados os campeonatos e conseguimos ser campeões. Tivemos o apoio da torcida, com Maracanãzinho lotado, então ficou muito marcado para todos que participaram daqueles momentos”, contou o atual treinador do Franca.


+ Basquete